segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O que é meu, o que é seu?

Alimentando as criticas ao meu pensamento indignatorio com a atual sociedade capitalista, onde o bem maior e mais importante que a propria vida é o tal do dinheiro, li uma frase legal no livro Visão do Paraíso,do Sergio Buarque de Hollanda, que venho lendo para um trabalho na facul, e que tenho gostado muito.

"A terra era de todos, assim como o sol e água, e as expressões “meu” e “teu”, germes de todos os males sociais, não existiam, não eram usadas por ninguém naquele tempo "

Esse trecho que eu anotei, mas nao anotei a pagina burramente, é sobre o imaginario europeu medieval sobre o paraíso, e como a vida era boa antes do tal do "meu" e "teu" dominarem a vida dos homens. Na atual sociedade, distinguir o meu e o teu é muito facil, cada um tem aquilo que comprou com o trabalho, que foi convertido em capital,pela mais-valia, e assim possui "tudo" aquilo que quis ter. O que é meu nao é seu e vice-versa, e ai de quem quiser pegar o que é meu. Farei de tudo para não deixar, e se pegar irei "brigar" até conseguir de volta. É por essas coisas, que fico pensando na tal da sociedade alternativa, não como na musica do Raul, ou nas viagens de doidao desse povo , mas em comunidades como a Noiva do Cordeiro, que visitei em junho passado, um lugar muito doido, onde o "meu" e o "teu" se torna um coletivo. Claro que o coletivo tambem tem o "meu" e o "teu", e dentro desse coletivo existem as individualidades que tambem tem os seus, porem na forma como vivem, me deixou a sensação de uma felicidade coletiva muito boa, uma satisfação em ver o proximo feliz, que em um lugar com 2 milhoes de pessoas nao se ve nem de longe. Aqui na babilonia mineira , local de encontro de inumeras pessoas de todo estado e do Brasil, vemos uma completa indiferença pelo outro. Quantas vezes você ja viu uma pessoa na rua e sentiu pena, raiva, odio, amor ou qualquer outro sentimento? Na maioria das vezes as ignoramos, sabemos que elas existem, mas nao damos a minima importancia pra ela. A não ser que ela mexa no que é seu , ou algo do tipo. Viver no mundo hoje doi o coração daqueles que ainda sentem algum tipo de sentimento. No onibus hoje, ouvindo uma musica no transito caotico e parado da metropole, olhei pra fora, embaixo do viaduto da lagoinha, e vi um casal vivendo ali mesmo, nas piores condições que alguem nessa cidade vive. E o que eu senti? Na hora pena, depois indiferença, e por fim, queria que eles saissem dali, mas nao pela condição de humilhação deles, mas porque estao ali "enfeiando" a "minha" cidade.

Esse tipo de coisa me faz pensar até que ponto viveremos assim? Até que ponto aglutinaremos nossa população em um espaço cada vez menor e mais competitivo, onde o "meu" se torna cada vez mais dificil. Viver hoje em dia é muito facil, porém, sera que é bom ? Não duvido que a atual sociedade vive nas melhores condições de toda a historia, e quando leio sobre o paraiso terreal que era o Brasil quinhetista, "descoberto" por Cabral e sua frota, imagino que devia ser algo muito bom, porem ainda muito rude, onde toda a tecnologia europeia e mundial deveria ainda ser implantada, para poderem viver como "se" deveria viver. Mas quem disse que viver como Deus nos criou é ruim? Quem disse que viver sem um governante, sem papeis, sem burocracia, sem tv,  sem mcdonalds, é ruim? Eu sei quem disse, a modernidade disse, a sociedade diz e quer viver com isso, e eu estou a 21 anos inserido nela, e ate o momento nao irei poder responder se conseguiria ou se seria bom viver sem. Aos poucos vou perdendo a fé de que o mundo irá melhorar, e espero as vezes um milagre, para que todo o  mundo perceba o que esta acontecendo e o que estamos fazendo. Mas ai vejo que não, me considero até um pouco neomalthusiano, ao achar que pra mim, 6 bilhoes e 500milhoes de pessoas nao vao conseguir mudar assim. Poder : ( ... palavrinha que a 10mil anos vem transformando o mundo. Quem pode tem, o meu e o teu depende muito dela. E ai , como faz? depois posto ideias..

No fim percebo que meu discurso eh contraditorio, mas tenho uma desculpa pra isso. Já fui contaminado pela babilonia, e o sistema que repugno, ainda me impede de fugir.

Nenhum comentário: