terça-feira, 28 de abril de 2009

Pensamentos Monograficos...

Então, mudando completamente de ideia e de area, estou pensando em sair da geografia urbana do rurbano e o rural, para voltar para o primeiro tema que eu pensei ainda no remoto 3 periodo...
"Falar sobre a politicagem do aquecimento global, de como na verdade o aquecimento global é uma grande forma de algumas pessoas se enriquecerem com novos mercados e produtos dele..."

Bem essa era a ideia inicial, ao qual eu ja tinha desistido por causa da magdinha e outros blábláblás climatologicos que eu nao estava interessado. Porém, estive pensandmo muito na minha teoria sobre o aquecimento global, e comecei a ver que da sim para mecher com a climatologia , mas numa area diferente, uma area mais teorica do que pratica. Uma monografia nos moldes magdinianos, seria como, medir temperatura de alguns lugares em BH, e fazer uma analise do microclima e ilha de calor e blá blá blá...Minha ideia é diferente, é fazer uma monografia de Geografia e nao de Climatologia. Quero explorar o maximo de todas as areas que eu puder beber na geografia. A principio com um titulo parecido com "O Capital no Aquecimento Global" eu traria a ideia do seguinte:

Primeira parte, iria falar atraves de muita balela climatologica, com graficos , dados do IPCC e um pouco de teoria por traz, para mostrar com a ajuda do Molion, e na verdade, com toda a ideia dele, que o planeta na verdade esta entrando numa fase de resfriamento. Depois de embasar bem essa parte, ( que eh a mais perigosa de se fuder), vou terminar com uma pergunta, "Se o planeta caminha para um resfriamento, porque então se fala tanto no aquecimento global?"

Segunda parte, é densa, é onde está a maior parte da pesquisa, que é sobre todos os tratados sobre o clima na historia. Explicar o que é o IPCC (o Painel Intergovernamental de Mudanças Climaticas), falar sobre seus dados , mostrar toda a historia da imprensa sobre o clima, como as tendecias de aquecimento e resfriamento, e tentar ir com isso, mostrar que todo esse alarde sobre o fim do mundo com o aquecimento global, nao passa de uma forma de vender manchetes para os jornais, e esconder a real intenção disso tudo.

Terceira Parte, ai entra minha teoria conspiratoria do mundo. Vou dizer que o seguinte,´essa historia de credito de carbono, na verdade é mais uma forma do capital se reproduzir. Dizendo coisas que marx ja dizia, que o capital necessitara sempre de novos mercados, sempre se expandindo, e uma forma disso é criar necessidades ou mercados novos. Bem tá muito na cara que vender AR é uma forma impressionante de como capital se apossou de tudo . Imagina o quanto isso alem da formar AR de valor, vai criar uma gigantesca especulação imobiliaria na floresta amazonica, onde o capital nem sonhava em se apossar, nesse sentido do imovel. Tipo tem lá a amazonia o neguim compra uma area gigantesca preço de banana, e nao precisa fazer nada, apenas vender o AR que é (teoricamente reciclado) na sua longincua propriedade amazonica, para uma empresa poluidora da russia, e assim ele salva o mundo vendendo ar.Terminar essa parte, falando que o capital é mal pega um pega geral.

Quarta parte , será a conclusão.Tentarei no fim , dizer de formar simples como clima se tornou um sujeito importante na historia do capitalismo, gerando no futuro quem sabe guerras pelo ar "puro", e que venho nessa teoria dizer que sou doidao mesmo e que acho que eh isso e que toda a imprensa eh comprada e pau no cu da globo ahahahahahaha....


Bem essa ai é uma ideia que voltou com força, e escrevi ela pq hoje viajei muito nisso ai , e acho que eh um bom tema pra monografia.Um trabalhao mas eh algo que eu quero muito fazer. O amadurecimento das ideias nesses 2 anos que se passaram desde o primeiro insigth sobre isso, e vejo que ate começar mesmo a fazer a monografia, muitas novas ideias aparecerao para compor o todo. Quanto mais aprendo mais vejo que tudo isso é tudo uma grande fantasia. Acho as vezes que entendo ela, e vivo fora, mas quando percebo, estou afundado até a alma nessa fantasia. Loucura esse trem viu!

Um comentário:

Valério disse...

Doutor, muito boa essa ideia! Eu viajo numa coisa parecida, mas sabe como é, correria não deixa eu pensar na monografia ainda.
Viajo no discurso ambiental como um todo, faz sua monografia logo que vou precisar de uma parte dela, aí vocês sabe com funciona o copyright.

Abraços.

OBS: Muito doido o blog!mist