quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

esse tempo...

É verão. Tempo de calor, chuva, férias. Férias e chuva são coisas que não combinam. E nesses dias que não para de chuver, fico pirando no tal estudo do clima. Gosto da climatologia pela escala que ela alcança. Gigantesca escala, que no faz perceber que a brisa suave que vem de noroeste iniciou seu ciclo a milhares de km dalí, em algum lugar da amazonia. Ou então que a chuva que se forma infinitamente, é simplismente o oceano atlantico que cansou de ficar só no estado liquido, evaporou-se e veio flutuando até aqui em BH nos dar um caldo. Um cavado é uma area de baixa pressão alongada, que funciona mais ou menos como uma vala de umidade. Atraindo toda a água para ele, essa agua escorre por essa vala invisivel sobre nossas cabeças e vem cair aqui em BH. Chuva, muita chuva, é a combinação da umidade do oceano atlântico, dessa gigantesca capacidade de evaporação do verão, e ainda mais pra avacalhar, a amazonia lança umas marés sobre o sudeste de vez em quando, fazendo com que água seja mato. Nessa visão de mundo que a atmosfera nos abre, sinto-me feliz por fazer parte da natureza, pois do clima não há como escapar. Chuva, sol , calor, frio. Coisas que sentimos por fazer parte desse sistema gigantesco, e que tentamos entende-lo para que possamos prever o que vai acontecer. Mas por mais que se saiba que vai chover, da onde vai vir a chuva, a que horas ela vai cair, não se pode impedi-la.

2010 vem ai , com pressagios de aquecimento global, e outras coisas, espero que seja um ano de coisas boas, e muita alegria para todos, e que esse oceano de agua que flutua sobre nossas cabeças diminua um pouco só pra nois pegar um solzim né... :)

Feliz 2010 a TODOS !!!

Um comentário:

Ana disse...

Aheee! Escreve mais sobre climatologia preu aprender! Acho que nem tive essa matéria.. passou em branco =(
Achei lindão o que vc disse sobre a escala do clima, e de como ele mostra nosso pertencimento à natureza... estranho, mas adoro sentir como a gente é pequeno diante do mundo!
:-)