sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Evolução, Crescimento e Abobrinhas...

Não é nada de anormal notar o quanto minha cabeça em termos quantitativos e qualitativos mudou durante os 4 anos que se passaram desde que adentrei o mundo academico. Um mundo novo que no seus 2 primeiros anos, nao passava de um lugar para diversão, duvidas, e criação de novas amizades. Tudo que lia, via, pensava, ouvia, não passava de meros sinais que aos poucos comecei a captar melhor. O mundo que antes se restringia ao que eu iria fazer depois de formar, com o que iria trabalhar, pra quem, e por quanto, simplesmente não existe mais. Alias existe mas como o meu mundo pessoal cresceu em proporções exponenciais, esse antigo pensamento que permeia a sociedade que vivemos está num canto perdido, empoeirando junto com todas as sugestões que fui recebendo quanto a isso. Não que eu não vá trabalhar, mas é que isso perdeu a importancia que tinha antes. O mundo, esse gigantesco espaço que vivemos é individual. Está tudo contido em nossa cabeça. É algo interessante notar o quanto minha visão de mundo há 4 anos atrás era diferente. Sei que hoje em dia, nessa minha mania boba de querer ser um excedente de mão de obra pelo maior tempo possivel, é vista com desprezo e até preocupação por parte dos meus amigos que não aumentaram seus mundos, e que acham que eu estou vislumbrado pela vida academica, e que em breve eu irei estar no mercado de trabalho sem saber o que fazer, crendo nao saber nada, e que minha vida de atoa só traz a não realidade. Sim, concordo com todos eles, mas isso não faz de mim uma pessoa, diriamos sonhadora demais, apenas uma realista. Me vejo muito realista, muito mais que todos os outros amigos que embrenharam em empregos, estagios, faculdades das mais diversas, em busca de um diploma e um emprego mal remunerado em algum lugar. As escolhas que vamos fazendo ao longo do tempo nos levam a caminhos que hora abrem, hora fecham perspectivas de vida diferentes, e tenho nesses 4 anos de Geografia, ido sempre no meu entender no caminho que mais gosto. A vida é curta, ela é um processo rapido, doloroso e incoveniente para a grande maioria da população mundial. Poucos são os que aproveitam ela de fato, e uma coisa que decidi fazer em minha vida, foi aproveita-la sempre. Não na maneira carpem diem de ser. Aproveito tudo pensando num futuro ao qual eu posso aproveitar cada vez mais. Mas não quero esperar a formatura, o diploma e o emprego para poder daqui a dez anos, usufruir de um dinheiro para viajar e fazer aquilo que AGORA eu ja venho fazendo.

O mundo agora está gigantesco, minha cabeça está ligada em diversas idéias, formas, e jeitos de ver, levar, e sentir a vida. Antes um onibus era apenas um onibus. Hoje essa maquina que transporta pessoas de um lugar a outro na gigantesca construção coletiva de aço, asfalto e concreto, é nada mais pra mim que uma jaula de presos temporais impedidos de fazer o que bem querem, pois estão sendo transportados no espaço e no tempo, a caminho da liberdade pós-mundana encontrada no seio da fé das igrejas que surgem como mega reprodutoras de capital. O céu nunca esteve tão caro, e é inconcebivel na minha visão atual, como as pessoas podem se deixar levar ao céu comprando a vaga que lhe é vendida. Mas isso é assunto para outra hora. Hoje o dia foi cinza, chuvoso, triste. Mas ao meu ver, era só mas uma frente fria que chegava na cidade, abaixando a temperatura e assim condensando toda a umidade vinda da amazonia tão distante, mas tão influente nas enchentes citadinas. Eu gosto de climatologia porque ela aumenta a escala das coisas. Impossivel pensar na chuva que ocorre na capital mineira, sem antes pensar no que a causou, e ao perceber o tamanho da encrenca que é entender as massas de ar, as diferentes condições de vento, pressão que estão por ai invisiveis para gente, é gostoso saber que ainda não temos o poder de influenciar diretamente tanto assim no clima. Gosto da Geografia porque ela abre totalmente a cabeça, mostra-nos mundos diferentes que antes estavam invisiveis para gente.

Geografia é mais que um microscopio que mostra um mundo novo, mais que uma super camera lenta que nos tras novas maneiras de perceber os eventos que ocorrem no cotidiano, mais que um telescopio que mira a distancias infinitas e nos levam para tão distante de onde nos encontramos. A Geografia é a palavra e a verdade, pois o caminho e a luz estão sempre se abrindo. Minha cabeça não é mais a pequena esfera voltada ao que nosso sistema de sociedade nos impõe a escolher. Ela se abriu tanto, numa esfera tão grande, que as vezes dá até medo de se perder. Mas ainda bem que existe uma bussola que me indica sempre o que melhor fazer. Quando eu descobrir o meu proprio GPS, ai sim esse mundo poderá atingir o infinito, pois nunca mais me perderei.

2009 anos depois que o cara nasceu e nos trouxe a palavra contra o sistema que vivia, hoje comemoramos seu nascimento da maneira mais contraditoria possivel. Jesus foi um cara que antes de mais nada, abriu sua cabeça para entender o mundo que ele vivia, entender as contradições e quis mudar. E mudou, não do jeito que ele queria infelizmente, mas valeu a tentativa.

Escreverei mais sobre meu pensamento sobre Jesus depois, agora é so comemorar seu niver porque o meu tambem ta chegando.

Feliz Natal! A todos os não cristão consumidores!

Nenhum comentário: