quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ordem e progresso...

A dias quero postar um trem gigante aqui sobre liberdade e outras coisas mais, mas não consegui me concentrar nisso ainda, e ai lembrei de algo que tinha me deixado um pouco mal outro dia. Tudo isso por causa da futura obra que ampliará a antonio carlos e fara um viaduto na entrada da abraao caram, pra copa do mundo.

Bem o negocio eh que tipo, passando pela "favelinha" que fica na Antonio Carlos, em frente a federal ali, na rua de trás, vi as pessoas felizes, mesmo na sua pessima condição social que vivem. Crianças brincando, senhoras varrendo a calçada, um senhor sentado na porta de casa, vendo o tempo passar. Essa cena foi cruel pra mim. Fiquei imaginando aquilo, como se eles morassem proximos a um vulcão que logo logo entrará em erupção e expulsará dali, das humildes casas, construidas com o suor de um trabalho nada valorizado, os moradores que agora mal sabem disso. Olhando no rosto do senhor, fiquei imaginando como deve ser dificil ser expulso de sua casa, e ver uma avenida passar por cima dela, tudo em nome do progresso. A area em que vivem, é irregular, e ai o vulcão da administração publica, entrará em erupção e passara por cima de tudo. O senhor provavelmente construiu aquela casa, com seu trabalho, passando por perrengues para ter um teto para morar, que é a coisa mais importante na vida de um ser humano. Ficar sem um teto é algo que desmoraliza a pessoa, em praticamente todas as sociedades, quando uma pessoa por algum motivo precisa de uma casa, geralmente um grupo, ou o coletivo daquela sociedade se volta para a construção da casa para que a pessoa nao fique sem. Em quase nenhuma sociedade que conheço e estudo, as pessoas dormem na rua, ou fora de alguma casa. Quando estao sem alguma, sempre sao aconchegados na casa de alguem. Mas na nossa sociedade, as pessoas sao expulsas de casa, sao obrigadas a morar na rua, obrigadas as serem humilhadas, a perderem seu sentido de solidariedade, a verem seu trabalho, seu esforço, jogados no lixo. Até quando veremos isso e aceitaremos? Ninguem que conheço ja passou por isso, por ter que sair de casa e nao ter para onde ir. Deve ser a pior coisa que consigo imaginar. Quando uma tragedia natural destroi as moradias, as pessoas se solidarizam e ajudam-se mutuamente, mas quando o progresso vem, e destroi o lar de alguem, a madame passa com o carro no viaduto em cima da antiga favela e pensa: Viva o governante que destruiu a favela e fez esse viaduto, agora posso andar muito mais rapido e nao ver o lixo humano que habitava aqui.

O problema ta ai , na nossa cara, a vida ta ai, sendo completamente desvalorizada, ooooooalias a vida tem valor, no sacolão que eh nossa sociedade, pobre favelado é fruta podre, e deve ser jogada fora. Eu estou sensivel demais ultimamente com essas coisas, e sei que nao posso mudar nada, porque faço parte de tudo isso tambem, com meus erros e com minha soberba de apenas ver, me chocar, me revoltar, e depois esquecer. Ou esquece, ou nao aguenta viver. Sei lá, é muita maldade junta...Cidade faz mal... Ordem e progresso... Juntos rumo a desgraça coletiva...

Nenhum comentário: