terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bem sucedido!?

Bem...hoje um primo meu veio me perguntar sobre geografia...nao sobre a "ciência" mas o curso em si e o futuro profissional. Bem disse que acho o curso muito doido, que vale a pena pra quem gosta de geografia, e quem tem curiosidade geral sobre muitas coisas , mas que nao quer se aprofundar demais em apenas uma coisa. Disse que o mercado de trabalho pra professor eh de boa, mas depende , professor de escola particular é algo bem mais dificil, mas o salario eh bem maior. Mas se quiser viver de boa da pra dar aula em inumeras escolas publicas pelo Brasil. Quanto a ser um geografo bacharel, como é o meu caso atual, nao vejo muitas opçoes, a maioria e trabalhar em orgaos publicos, fazer concursos, ou arruma algum bico em uma empresa de geoprocessamento ou de algum cunho ambiental.Pode tambem se dedicar a uma vida academica e pesquisar e tal.

Ai ele me perguntou, mas sera que vou ser bem sucedido na geografia?

Respondi, uai como assim?

Ele disse, ahj sei la acho que na geografia nao vou ganhar dinheiro, isso me desanima e tal, todo mundo vai me ver como uma pessoa que nao deu certo e tal,...

Na hora eu parei assim e falei. Vei que issssssso, ai se ta viajando , o que é ser bem sucedido? Ganhar dinheiro ? se for isso nao serei nunca na vida. Mas se bem sucedido, for ter o emprego que gosta, mecher com aquilo que vc sabe que nunca vai enjoar, mesmo com um salario pequeno, com uma boa qualidade de vida, ai sim eu digo que voce é bem sucedido. Essa é minha meta, e cansei desse papo capitalista da classe media moderna que se acha a burguesia e que quer ser a dona do pedaço... A chuva veio em boa hora pra lavar as más energias que rondam a região...

Nenhum comentário: