domingo, 19 de outubro de 2008

Aleatoriedade

Esse pensamento eu tive aleatoriamente um dia ai, numa discussão que nao levaria a nada pois estavamos ambos falando da mesma coisa so que com outras ideias. ahahaha. Concerteza alguem ja escreveu sobre isso, estudou e tudo mais, mas tudo bem, essa ideia minha foi formada por coisas que venho pensando a um tempo e foi legal pq quando comecei a falar sobre isso vi que tinha muitas coisas pra falar, relacionar, criticar e tals. Creio que isso nao é nada novo, mas as vezes neh alguem le isso aqui e entende aahaha. Bem mais ou menos assim:

Assim... penso que como animal da especie homo sapiens nós evoluimos sempre com a curiosidade, com a busca por tecnicas que facilitassem nossa vida, ou que nos ajuda-se a sobreviver. A aleatoriedade foi algo que o homem nunca gostou, ele tende a querer controlar tudo, saber o que vai acontecer, e nao gosta de nao ter poder sobre as coisas. Um primeiro exemplo que posso citar eh o fogo. O primeiro grande passo da humanidade foi o controle sobre o fogo, aprender a fazer e a controla-lo fez com que os homens se alimentasem melhor, espantassem os predadores e o frio. Antes o homem dependia da aleatoriedade de um raio cair em algum lugar e fazer o fogo naturalemente, aprender a fazer o fogo foi um grande salto contra essa aleatoriedade. Outro exemplo é a agricultura. Antes para comer o homem dependia da coleta de raizes, frutos, e outras coisas que deveria procurar na natureza. A caça tambem nao era certa sempre e isso trazia problemas para as primeiras tribos humanas. Ao plantarem, naturalmente deixaram de ser nomades para se tornarem sedentarios, e a partir dai evoluir de maneira incrivel. Plantar era certeza de comida, pois nao dependeriam de sair para procura-la, poderiam ocupar o tempo com outras coisas, como fazer ferramentas e etc. Ao domesticarem os animais como as ovelhas os homens nao precisavam mais sair para caçar, haveria sempre a carne e o leite para se nutrirem. 

Um outro fato importante de como o homem evoluiu sempre ao controlar a aleatoriedade da natureza esta na religião. O maior medo do homem ou a maior curiosidade eh a morte. Ao criar uma religião e adora um deus unico ou varios, o homem deixava um pouco essa aleatoriedade do pós-vida, para se basear e crer em uma vida apos a morte, ou algo do tipo. Isso acalmava a angustia e fazia o homem pensar em outras coisas. Essa ideia de religião salvadora da alma , é muito interessante. Se cria uma ideia e depois a segue, para que pareça que está tudo sobre controle. Isso foi passando com o tempo e varios outros exemplos de aleatoriedade eu poderia dar, mas nao eh uma monografia isso aqui, muito menos um artigo, entao vou encurtar pra chegar aonde quero. 

E aonde quero chegar? Sim na sociedade pós-moderna ocidental capitalista. Nosso medo do desconhecido e da aleatoriedade, sempre foram coisas ruins, mas a sociedade atual vive explorando todos os sentidos do homem ao maximo, e esse medo, essa adrenalina causada pelo nao saber faz o homem gastar dinheiro, em busca desse tipo de emoção. O futebol um excelente exemplo, pois a unica coisa que se pode fazer é torcer. E torcer eh nao ter o controle sobre aquilo, eh nao poder mudar ou advinhar o que vai acontecer. Fico viajando de como no nosso mundo, nossas emoções sao compradas de diversas maneiras. Porque gastar dinheiro pra sentir medo e uma montanha russa? Porque gastar dinheiro em uma loteria que é o apice da aleatoriedade, onde muito talvez voce possa ser contemplado. O homem evoluiu 10 mil anos contra a aleatoriedade e agora usamos dela para nos satisfazer em inumeros momentos. Vai entender ....

2 comentários:

Cris Madeira disse...

Como pensar em vida num lugar onde até as emoções são compradas??

Sim as emoções!!

Vida??

Sim.
E há vida.
Feliz...

comprando felicidade...

Mas até a felicidade???
Éh!! Até a felicidade!

Mas que mundinho.

Ana disse...

Será que um dia a gente vai querer ficar só dentro de apartamento, cada um no seu, comprando tudo o que precisa pela internet, trabalhando sozinho, vivendo sozinho? ...NAO!
:) Pra mim não dá pra aceitar isso, por mais que todo mundo tenha a mais alta tecnologia disponível (o que nunca vai acontecer) justamente pelo que vc disse: a gente vai sempre querer ter aleatoriedade na vida, senão não tem graça nenhuma!