domingo, 4 de janeiro de 2009

Rio Caos e Contradiçao

ConTradição

O Rio de Janeiro continua lindo... Mesmo com todo o caos que o rodeia, com a selva de matas naturais e de aço e concreto, ele é uma cidade unica no mundo. Uma cidade cliche, uma cidade conhecida no mundo todo, onde por onde voce olha, voce tem a sensaçao de ja ter visto aquela imagem. É a imagem do Brasil, a imagem de um país tropical. Na cidade da contradiçao e do caos, onde a letra da musica da Fernanda Abreu resumi fenomenalmente como sendo "cidade maravilha purgatorio da beleza e do caos", em um mesmo e unico momento voce pode observar contradiçoes infinitas de nossa sociedade. Vou apenas relatar um dos inumeros momentos onde é facil ver essas contradiçoes.

Estava em ipanema, dentro do mar, boiando tranquilamente, vem uma onda, eu afundo e passo por baixo dela, ao sair e abrir os olhos me deparo com o seguinte: A imensa pedra granitica em forma de pao de açucar de Dois Irmaos, o mar verde quase transparente, o sol no alto , a pedra da Gavea mais ao fundo, a floresta da tijuca mais a oeste, e ao mesmo tempo disso tudo, os predios da orla de ipanema e do leblon, a grande favela do vidigal, um helicoptero da policia passa rasante sobre o mar com um policial apontando um FUZIL pra praia , um chines tomando um baita caldo com a ultima onda que passou , um alemao quase se afogando , um grupo de argentinos tagalerando, um mar de gente dentro d'agua e pra finalizar um mendigo dormino no lixo na beira da praia.

Quanta contradiçao em uma unica imagem. Natureza x Cidade , Riqueza x Pobreza, Liberdade x Opressão policial .

So uma cidade como o Rio proporciona isso em um unico angulo. A cidade sem lei, onde nada e respeitado, onde o motorista do onibus pede 1 real e deixa vc pular a roleta, um taxista da uma volta violenta na cidade e fala que a policia fechou tal rua por causa da guerra do trafico, motociclistas nem fazem questao de usar capacete, onde cada empresa de onibus faz um rota alternativa e aleatoria quase, onde cada empresa tem um onibus diferente de cores diferentes, cidade de gringos afortunados, e pobres dos mais miseraveis. Sensacionalmente o Caos vai funcionando no Rio, provando que a imensa babilonia que estava atras daqueles predios da orla de ipanema, vai se alimentando de injustiças e desgraças, e de belezas e riquezas, sempre juntas e separadas, num imenso espaço.

No Rio pude percerber o quanto BH eh certinha, eh correta, o quanto BH reflete o povo mineiro, desconfiado, sempre correto , tradicional. Enquanto o rio relfete a malandragem, a luta pela sobrevivencia na selva de concreto junto da beleza natural. Ficar na areia da praia de ipanema imaginando no tamanho da babilonia que reina atraz dela, era incrivel. Meu pensamento Belo Horizontino de praias do sul da bahia, desertas e tudo mais, era o tempo todo ridicularizado por ver que uma cidade com 7milhoes de habitantes estava ali , junto daquela praia maravilhosa. Impossivel nao imaginar como seria aquela cidade nos idos de 1500, mas eh facil perceber porque escolheram aquele lugar para aportarem e morar. A praia é o melhor parque de diversoes do mundo, e o melhor é que eh gratuita, pessoas do mundo inteiro se divertiam naquele local unico. Me sentia como se estivesse em Sidney ou Paris, outras das poucas cidades globais e famosas do mundo. O Rio de Janeiro, é um lugar que prova pra mim o quanto a globalizaçao em certos pontos e em certas cidades do mundo existe. E como uma cidade turistica das mais famosas, é facil perceber o quanto ela é importante para o Brasil. A imagem do Brasil la fora é o Rio de Janeiro, nao há como negar. Bem depois escrevo mais sobre essa parte da globalizaçao que viajei la, e agora so um ultimo pensamento.

Se o Brasil fosse um País de primeiro mundo, nao ia ter nem graça, nao ia da nem pressao...Beleza e riqueza tendem ao infinito aqui...

Nenhum comentário: