quinta-feira, 28 de maio de 2009

campo em Recife :)

Comecei a escrever sobre o campo que fiz ontem, pra poder me ajudar depois no relatorio. Bem ontem fiz um campo muito loco de Geografia Urbana do Brasil, materia que faço aqui. Saímos num horario que jamais vi ai em BH, as 4h da manha, ou seja, 3:30h da manha todo mundo na UFRN pra ir pro campo. Tinha de ser esse horario pq a gente tinha apenas um dia de campo, e a distancia era um pouco grande afinal estavamos indo para Recife e Olinda. Depois de 5 horas de viagem pela BR-101 , onde se avista apenas o cenario sem sal de infinitas plantações de cana, varias industrias de produção de alcool, até uma fabrica da Pitú ( do cachaça caraí ) e curiosos engenhos ao longo do caminho , chegamos a Olinda e depois fomos em direção a Recife.

A primeira coisa que senti ao entrar em Recife , foi a sensação de estar numa metropole. Parecia muito BH, favelas, morros , engarramento , chuva, muros pichados, cidade suja, MUITA mas MUITA gente perambulando pelas ruas. mocambos e palafitas dentro dos rios algo que pra falar a verdade, é horrorizante. Tudo isso contrastando com a riqueza e imponencia dos grandiosos predios da praia de Boa Viagem, onde a elite recifense mora.

A primeir a parte do campo foi pela manha em recife, onde fomos para Recife antigo, local boehmio e cultural da cidade, muito interessante, com suas ruas bem antigas, com os trilhos do bonde de antigamente ainda aparecendo na rua, a area bonitinha de recife. Casinhas coloridas, casaroes recuperados, num processo muito parecido com a revitalização do centro de BH. O primeiro lugar que fomos foi o Marco Zero, que seria o lugar que recife nasceu ( o que nao e verdade, pois foi perto do antigo porto ) , um lugar que parece muito a praça da estação. Era uma praça a 10 anos atras, toda largada, escura, com mato e do lado canal que sai do rio capibaribe pro mar. O lugar era a praça da estação com o cheiro da barragem da lagoa da pampulha, auehauehauaheuae. Como tava chovendo, a gente fico abrigado dentro de um predio la meio museu, meio infromação pra turista, meio nada com nada pq até agora nao entendi o que era o lugar. Nisso dois mestrandos la da UFPE vieram encontrar com a gente, e começaram a dar ideias doidas sobre recife e tal. O engraçado disso tudo , que eu acho que eu era a pessoa que mais entendia o que o cara tava falando, sobre a cidade, os problemas e tal. A galera de Natal, ainda tava meio abobada com a cidade, alguns ja tinha ido e tal, mas quando o Bruno ( mestrando ) dava ideia de algumas coisas eu via a glaera nao tendo como comparar com nada que elas conheciam , e pra mim que a muito tempo moro em BH, era facilmente percebivel as semelhaças e diferenças .

Andamos pelo recife antigo, que é muito legal assim, nao tem nada igual em bh , se formos pensar serria a regiao da rodoviaria ali, perto da santos dumont, e tal, mas nao faz o menor sentido pq nao tem nada ver , viajei . ahahah. Bem tipo aqui em natal, existe um bairro chamado Ribeira, que é uim mini Recife antigo. Aqui em Natal é doido esse lugar, onde rola um chorinho toda sexta, shows e algumas coisas la, o porto de natal fica na ribeira, é tipo o Santa Tereza ai de bh. Mas em proporções bem menores e completamente diferente, é bem bonito, bem legal mesmo, armazens antigos e tal. Mas fodas, o rolé é recife e nao natal, depois mandarei um email gigante tb falando de umas derivas que fiz aqui em natal. Mas então voltando ao raciocinio logico da parada, fomos numa sinagoga, mas tinha que pagar 2 ronaldos pra entrar, e ai eu nem entrei, mas foi uma falação lá pq recife teve muita influencia dos judeus em sua formaçao e tal. Depois disso fomo ranga num restaura massa lá caro, mas conseguimo desconto e eu ainda consegui pagar menos, nao me perguntem como.

Ai chegou a tarde e parou de chover, e fomos pra praia de boa viagem. Recife é cortada por 5 rios, a cidade é quase toda aterrada sobre mangues, , tem acho que 7 pontos na cidade, sendo uma giratoria e tal, inclusive a ponte Mauricio de Nassau , o holandes maluco que fico la mechendo na cidade, e tem a ponte até hj lá que foi a primeira do brasil. Passamos por muitos riios lá mas esquieci o nome de alguns, sei so o principal que eh o Capibaribe, ( um intermediario entre o Arrudas eo Tietê) , e o berberibe ( que eu nem arrisco falar), que eh menos poluido ,mas tb eh horroroso. Uma coisa legal que o cara me deu ideia lá, eh qeu tipo, de recife a olinda dum lugar que a gente tava lá no capibaribe perto da foz, vc levaria de barco 10, 15min, mas no transito caotico da metropole( que tem os sinais mais demorados da historia mundial do inifnito inatingivel até hoje pra sempre por toda a humanidade eterna) leva em media 1h, 1:20h, por ai. Ou seja, se a galera tentasse revitalizar os rios, daria pra lançar o transport ecoletivo por balsas e barcos, que aliviaria demais o transito, e ainda seria muito mais inteligente em economia de tempo da vida das pessoas.

Nao consegui ficar acordado até chegar em boa viagem, ahaha depois de rangar a lombra pesa, mas acordei em boa viagem. uma praia que pra ser sincero, nao chega aos pés de nenhuma aqui de Natal, eu fiquei pensando no quao o mar deve ser poluido tb, alem do que os recifes de pedra ficam muito proximos a praia, nao tem nem espaço direito assim. Milhares de pombas estavam na praia deserta que por incrivel que pareça, tinha sol. Foi so a gente chegar na praia que ele apareceu. Ficamo la viajando nos predios gigantescos da orla, onde a elite de natal mora. Perguntei pro neguim da ufpe la se recife tinha condominio fechado tipo BH e tal, ele falo que tinha so 1 e que tava terminando ainda, que a elite elite de recife ainda mora em recife e tal. Depois de tirar fotos com as placas de cuidado que o tubarao de pega, e proibido surfar e mais, fomos pra òlinda!

Uma coisa que me chamou a atenção, o natalense encherga o recifense , como nois mineiro, ve os carioca. Eles os acham um bando de folgado, metido que se acha, e que fala xiando igual carioca, e que Hellcife é horroroso, fede e é tao perigoso, que se vc for pro mar fugir da bandidagem, o tubarao te come, ou seja se correr o bicho pega e se ficar o bicho realmente come.

Em Olinda foi doido, chegamo lá e uma porra dum guia turistico fico embassando, querendo levar a gente pro passeio lá, que a gente ja iria fazer . Bem o profsseor fez uma vaquinha com o pessoal la pra pagar o guia, e eu mais uma vez nao participei, e ai fomos conhecer a ladeira de olinda ( pq so tem uma) e as antigas igrejas e casas. Olinda é legal, vale a pena conhecer, principalmente pra mim que sempre tinha a imagem de uma cidade mas chegando lá eh outra coisa. OIlindá é bonita, muitas igrejas, eh na verdade Ouro Preto na praia. Do alto da ladeirona la que a galera morreu pra subir, tem-se uma vista doida. É ducaralho olhar la do alto, e ver umas 3 igrejas no meio da mata, altos coqueiros, e tal, e ao fundo o mar azul meio cinzento por causa do tempo nublado. Bem , uma visão bem conhecida , mesmo que eu nunca tenha visto algo parecido, sei la, é o imaginario de um lugar como ouro preto na praia, é so imaginar que irao ver direitim. Passamos em altas igreja lá,. aqueles rolé bem bem bem bem de cidade historica mesmo. Depois de 1hora e meia de rolé no calor abafado de olinda ( esqueci desse detalhe, é ouro preto mas com calor pra carai) voltamos pro onibus da UFRN pra regressar a capital potiguar.

Foi doido demais a volta, saimos de lá 16:30, chegamos aqui 21h. O onibus da UFRN , mo chique, com ar condicionado, televisao, frigobar, banheiro. Ou seja, comprei uma latinha e ja voltei bebendo, quando entrei no onibus a galera la do fundao ja tava tomando Pitú com Coca cola, e ai eu entrei na onda, e comecei a beber tb, ounvido forro safádo ahahahaha. Tinha até umas musquinhas engraçadas, e foi doido pq eu tava com MUITA saudade campo , e a galera la cantando altas musiquinhas da salas deles, lá,. um rolé bem legal. No meio do caminho paramo em Joao Pessoa rapidauim num posto lá e a galrea comprou mais pitu coca cola, e e u coimpre mais umas latinhas, e ai nao me lembro muito bem do final ahahaha...


Mas foi tipo issso, falei pra caralho, e bom que lembrei de altas coisas que vai ajudar a por no relatirio.

Nenhum comentário: