sábado, 23 de maio de 2009

Republica Internacional do Shopping

Ontem tava meio fritado de Natal, sei lá, tava precisando sair daqui, ir pra outro lugar, um lugar bem diferente, na verdade senti saudade de BH, quis tá em BH, so da uma passada , dar um alo e voltar, mas ja que nao da pra fazer isso, fiquei aqui meio assim, querendomudar de ares. Foi ai que fui pro ponto de onibus, e fiquei esperando um onibus quem e leva-se ao centro, queria derivar por essa Natal, pra passar o tempo, ja que a chuva e o mar parado , não permite a ida a praia. Fiquei uns 40 min no onibus, e nada de chegar nem perto da ribeira, foi ai que donada, viajando assim, em muitas coisas, vi o Midway Mall, o shopping chique daqui, e resolvi descer. Resolvi ir no shopping, da rolé, sei lá, comer algo caro de praça de alimentação, e perambular pelos corredores,sem mais o que fazer. Foi ai que tudo começou a mudar ahaha...quando entrei no shop, foi muita viagem, eu tinha saido de Natal, o clima tinha mudado, era o clima internacional dos shoppings, entre 18 e 21 graus, a umidade relativa do ar a mesma, a luminosidade do dia a mesma, de todos os shoppings que ja fui na vida. E ai eu sai de Natal, e consegui fazer o que queria, fiquei umas 2horas e meia dentro do Midway, e me senti bem pela primeira vez na vida dentro de um shopping. Tava lá viajando na globalizaçao da comida, vendo os mcdonalds, burguer kings, e todos os outros mundialmente conhecidos, com seus vendedores com sotaque potiguar ahaha, que eh a unica diferença. É impressionante como todo mundo se comporta igual dentro do shop, as roupas , a classe social, as etiquetas, e tudo mais estão presente aqui, em bh , em juiz de fora, no rio, são paulo, ou em todos os outros shoppings que eu ja fui. É uma grande viagem pensar que hoje existe um enclave (americano) em toda grande cidade, onde a pessoas de todo o mundo agem da mesma maneira, vestem-se da mesma maneira, comem as mesmas coisas, e compram as mesmas coisas. Mesmo que por mais diferene que seja o lugar, as lojas sao as mesmas, e tudo se repete. Bem, quando sai do shopping, ja fritado , foi bom voltar a ver a Natal caotica com as chuvas e os alagamentos, sentir o calor do equador, e ver que o dia ainda tava claro, e que o ar nao tava tão seco. Eh , fugir pro shopping eh valido, quando se frita de algum lugar, eh como ir a um outro país, dentro de sua propria cidade. Ou será que não?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito doido a sua reflexão Oliver e valew pela dica ...Esteja no norte ou no sul ...quer algo igual ...procure um shops ...boa .