domingo, 23 de agosto de 2009

Geografia vs Geografia...

O que é Geografia? Cansei dessa pergunta, e até hoje não sei a resposta. To aqui pensando no que fazer de monografia, e fico vendo que sempre chego no mesmo lugar de todas as minhas possiveis ideias. Chego sempre a mesma pergunta, que me faz refletir sobre o que fazer e o porque fazer. Pergunta essa que fiz no começo do post, o que é Geografia?
Fico pensando nisso porque todas as minhas ideias pra mim no fundo, parecem que não são geografia. Fico querendo fazer algo de climatologia, mas ai é climatologia e nao geografia. Penso em fazer algo sobre a cidade e ai é urbana e nao geografia. Minha ideia atual é falar da geografia e mesmo assim nao seria geografia. Quanta dificuldade para se pensar em um tema. Dentro da gigantesca ciencia que quer abraçar o mundo , eu me vejo perdido um pouco. Nunca pensei nisso, mas atualmente sinto uma necessidade de estudar Geografia. Estudar o que é, de onde veio e para onde vai. O pouco que ja li sobre isso, so me traz mais duvidas. A maioria dos geografos que conheço mal dão bola pra geografia, e certa vez numa conversa de buteco com a galera da sala nos idos do quarto periodo, ficamos pensando se alguem ali iria se aventurar nessa tal epistemologia do curso que fazemos. Chegamos a conclusão que ninguem iria fazer isso, e que provavelmente nos proximos anos, a chance de alguem se interessar na Geografia como ciencia iria diminuir muito. Sim, existem pessoas interessadas nisso, pessoas que ja leram muito e tal, mas ao mesmo tempo essas pessoas ficam nas mesmas ideias de sempre so reproduzindo o pensamento da geografia. O que pra mim é uma contradiçao uma vez que o conceito é algo movel, e a geografia mais do que todas as outras ciencias nunca esta parada. Estuda o espaço que se move no tempo e se transforma sem parar. Tenho preguiça de ler os capitulos que nao li do Mobilidade das Fronteiras, que fala um pouco da ciencia, e tenho preguiça tb de ler Milton Santos, e outros. Mas tenho de ler, pois para saber o que vou fazer, tenho que ter noção do que é a ciência que irei utilizar. Tenho preguiça do pensamento do cassio, que se baseia demais em uma ideia fixa, meio que contradizendo suas proprias ideias. Nao sei se é bem isso, mas e o que eu acho.

Estive viajando muito sobre o tema que quero fazer agora de monografia, sobre viagens e tal, e comecei a pensar muito num estudo da historia do pensamento geografico e tentar de algum modo resgatar o ideario do Geografo. Hoje em dia, lutamos por espaço dentro da academia, cada vez mais cheia de tecnologos de diversas areas, e a geografia por ser uma ciencia marcada pela falta de uma ideia FIXA , acaba sendo vista com uma pedra no caminho daqueles que querem um diploma de bacharel para assinar papeis em prol de uma empresa que destruira o meio ambiente. Não, isso nem faz sentido pra mim mais. Hoje to pensando em viajar no que a geografia tem de bom e tentar mostrar a todos como fazer dessa ciencia o melhor meio de vida que se pode ter.

Atualmente sou o maior defensor da Geografia que eu conheço, pois sou fanatico por ela. Tudo que fiz de bom na vida foi por intermedio dela, que graças a sua digamos elasticidade, proporcionou diversas experiencias boas nas mais diversas areas do conhecimento e da vida possiveis. Acredito que a Geografia é a minha religião, e como disse uma outra vez por aqui se Deus está em todo lugar, e o Espaço tambem está em todo lugar, porque até onde nao existe 'nada' o tal do vacuo ficou comumente conhecido como Espaço. Espaço esse que é nada mais nada menos tudo o que existe. Então, utilizando esses argumentos inuteis, eu começo a perceber o tanto que gosto dessa ciência, e de como farei de tudo para defende-la durante toda a minha vida. ( pausa para rir de mim mesmo daqui a uns 2 anos) Sei que muitos nao estao satisfeitos com ela, outros querem formar e sair fora logo. Mas eu , eu to sussegado com minha vida boa de geografo. Afinal, entender o mundo nada mais é que uma busca pela verdade, que todas as religiões pregam ter. Se a verdade é Geografia, então o caminho e a luz, estão bem proximos de mim.

Viva , Viva a Geografia a Minha Vida !!!

Um comentário:

Unknown disse...

As vezes partilho da sua ideia..