domingo, 2 de agosto de 2009

Sozinho...

Estive sozinho durante 15 dias nessas viagem de volta de Natal. É engraçado quando se está sozinho, vc não tem em ninguem em que confiar a não ser em si proprio. Essa sensação me fez ter um entendimento sobre o meu EU que tenho a certeza hoje que cresci muito nessa viagem. Aprendi muito sobre muita coisa, sobre como é esta só. E fui até o limite de ficar um dia inteiro sozinho no jalapão. Eu ficava lendo robson crusoé e um outro livro depois do Cabeza de Vaca, que foi muito doido ler durante a viagem. Nesses livres, um ficção e outro a historia real, é muito interessante ver como naufragos se comportam sozinhos, quando não se tem ninguem para conversar, ou te dar uma ideia. Ficar sozinho as vezes foi ruim pq faltava alguem para me incentivar, ou para me freiar quando eu empolgava muito. Mas tb era bom pq ninguem reclamava , nem havia discussao quanto ao que fazer. Fiquei um dia durante 10 horas isolado no meio do cerrado, falando sozinho igual loco, cantando musicas, dançando , brincando no meio do mato, nos riozinhos, fazendo aquilo que queria fazer. O mais engraçado era que eu fazia as coisas e ja pensava na galera , em como eu iria contar aquele caso, ou outro e como tinha sido minha viagem até aquele momento, e o que poderia acontecer. Ficava embrenhado em pensamentos tao distantes dali que quando me dava conta do lugar que estava, ficava lá, nao acreditando, querendo que alguem me contasse quue era verdade, que eu tava ali no jalapão. Viajei muito nessas coisas de realidade e tal, mas nao vem ao caso agora. Uma coisa interessante de se estar sozinho durante um tempo é que voce fica muito mais desconfiado de tudo, olha muito bem tudo, pois nao ha outra pessoa para dizer que está certo ou errado, nem te avisar das pedras do caminho. A atenção eh sempre mais constante, o que as vezes desgasta mais, mas tambem te perceber tudo de outra maneira. Uma visão mais aguçada de tudo, todos seus sentidos ficam mais ligados, pq qualquer vacilo pode se transformar em algo muito mal. Isso de ficar sozinho é quando se está sozinho mesmo, mas durante as viagens, nunca se está só, vc vai conhecendo muita gente, muitos lugares, é uma coisa gostosa demais. Ver as pessoas de outros lugares do país, me fazia me sentir muito brasileiro, muito indentificado com esse país e com as pessoas que nele vivem. Pessoas das mais diversas culturas , ideias, lugares. Mas que são todos brasileiros, e assim eu nunca me sentia só. Sentia-me sempre como parte integrante de algo muito maior, que eu estou aos poucos conhecendo, atravessando o país e vendo o quão bom é ele. Acho que gostei tanto desse rolé sozinho que farei outros se bobiar. Como eu digo, estou indo, alguem anima me acompanhar?

Nenhum comentário: