sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Viajar

No embalo do ultimo post, escrevo esse pq estou pensando muito sobre isso sobre a geografia, os geografos, e coisas do tipo. Estou cada vez mais afim de falar sobre algo relacionado a geografia na minha monografia, e cada vez menos afim de fazer algum estudo de caso. A principio a ideia do estudo de caso, cai como uma luva para quem nao tem ideia do que escrever, e uma vez que ele precisa "cria" algo , fazer um estudo de caso serve bem para utilizar a tecnica aprendida na universidade. Mas como a tecnica vem me deixando cada vez mais frustrado, resolvi criar algo novo. Não novo no sentido de inedito, mas novo no sentido de não apenas reproduzir o que aprendi; novo no sentido de usar mais as ideias e tentar se capaz de fazer algo um pouco diferente. Contestando claramente os moldes de monografias atual, me vejo cercado de duvidas sobre como fazer a tal monografia. Não queria ter de me enquadradar totalmente nos padroes academicos, que como disse em outro post, cerca seu pensamento, e cria um guia pratico de raciocinio que lhe fará ser eficaz, porem pouco criativo. Essa é a logica das ciências exatas, e não quero segui-la. Mas infelizmente acho que vou cair na mesmisse de sempre, se eu não fizer aquilo que tenho pensado em fazer.

Bom chega de bla bla bla, pq a ideia ta ai e nao quero perde-la. Estou com o intuito de escrever minha monografia falando de um conceito que não existe na geografia como conceito, e sim como mera ferramenta. Falo do conceito Viajar. A idéia é expor essa minha idéia de que Viajar é um dos conceitos mais importantes da Geografia, ao lado do espaço, do lugar, da paisagem. É um ELO de ligação entre esses outros conceitos, um verbo que se explicitado como venho pensando, se encaixa bem na geografia. Lendo alguns livros de viajantes e outros classicos, além de alguma coisa do Milton Santos sobre conceitos na geografia, vejo que muito geografo só se preocupa em descrever as coisas que nao veem. Falam de espaço, e lugar, mas não sabem diferencia-los na pratica, pois os focam tanto nos conceitos academicos, que parece que esqueceram o que são de verdade. Cansado de blablablas infinitos nas aulas teoricas da geografia, sempre achei um saco esses conceitos, e como as pessoas lidam com eles.

Pra mim , viajar é das coisas mais importantes para um geografo. Mas existem, viagens, viagens e viagens. Não me refiro a uma viagem a trabalho, onde a pessoa atravessa o espaço e sai de um lugar para o outro, sendo que nada lhe interessa no caminho. Nem em viagens de ferias, onde o unico objetivo é conhecer um lugar novo, ou curtir velhos lugares conhecidos. O Viajar que quero estudar e mostrar sua importancia, é o que os geografos antigos faziam, é o ato de observar atraves do espaço, suas configuraçoes paisagisticas que diferem os lugares. É mostrar como um geografo em suas antigas viagens, observaram e explicaram nosso mundo. Não serei hipocrita de dizer que a tecnica e a verticalizaçao da geografia nao foram importantes para as ciencias, pois hoje em dia, conseguimos explicar infinitas coisas que antigamente nem mesmos os mais inteligentes geografos, conseguiriam. Contudo, pra mim hoje em dia nao existe Geografos. Ninguem mais faz geografia, todos apenas fazem, geomorfologia, estudos urbanos, agrarios, rurais, economicos, politocos, climatoligia, pedologia,geoprocessamento, etc.

Sempre quis ser geografo, mas sinto que é uma ciencia sem profissionais hoje em dia.

Hoje em dia busco em meus pensamentos uma ideia, uma forma de fazer geografia. E cheguei a conclusão que para fazer geografia, é preciso que as pessoas descubram o que é geografia. Essa pergunta eh infinitamente sem resposta, pois cada um puxa a sardinha pro seu lado, e acabam afirmando ser a ciencia do todo. Minha ideia atual é criticar essa geografia atual, e tentar fazer um estudo geografico de verdade. Acredito que é necessario os geomorfologos, climatologos, e todos os outros que se dizem geografos, que continuem a suas pesquisas e tal. Falo isso pq li hoje um texto do Elisee Reclus que fala disso, ele la no seculo 19 falando que quando o mundo for todo descoberto, todo mapeado, os geografos vao ter de estudar a fundo cada lugar, aprofundar seus conhecimentos para que cada parte do globo seja entendida e assim compor um gigantesco quebra cabeças. Mas isso pra mim não é fazer geografia. Isso é estudo de caso, e estudo de caso será feito apenas em algumas areas da geografia. O que penso é que para ser geografo, é necessario o conhecimento geral dessas infinitas derivaçoes da geografia. Mas pra isso, nao precisarei aprofundar demais e datar certa area de uma vertente para saber se X é igual a Y, ou se A é diferente de B. O interessante da minha visão geografica, é pegar esses conhecimentos que estao ai, e descrever os lugares , paisagens e espaços. Pra que serve essa descrição ? Ai é que entra o Geografo. Ele nao vai apenas descrever como os antigos viajantes, hoje ele tem todo o arcabouço cientifico por traz para montar esse quebra cabeça. Estou interessado realmente em fazer uma viagem por alguns lugares, e de forma geografica, descrever, pensar, entender, e escrever minha monografia, fazendo um estudo de caso ( pois uma parte de minha teoria terá de ser posta em pratica, e ai nao da pra fugir disso) de alguma area grande, de algum estado, de algum caminho. É dificil explicar aqui agora, mas a ideia é que ao longo de uma viagem, eu consiga passar para quem se interessar, a idéia mais imparcial daquela região. E pra fazer isso é preciso viajar, preciso sair da academica, preciso sair de traz do computador, dos livros, sair do mundinho IGC. Um bom geografo no meu ver, é aquela pessoa que embarca em uma viagem sem nada, apenas com a mente livre para se encher de informaçoes ao longo das infinitas paisagens. Hoje em dia, esse trabalho nao é mais necessario, temos ai todas as tvs fazendo documentarios de tudo, e isso pra mim é o modo mais interessante de se fazer geografia. Já que tudo esta descrito, tudo está a mostra na TV, pq nao mostrar mais lugares? Pode ser uma coisa muito inutil isso, mas de certa forma a geografia é uma ciencia inutil, uma ciencia que descreve a terra, sem nenhum objetivo aparente.

Me perdi nos pensamentos e acabei falando de outras coisas, mas a ideia de Viajar é o elo entre os conceitos, me deixou feliz esses dias. E amanha vou fazer uma viagem e tentarei de alguma forma colocar minha teoria em pratica.

Segunda feira , terá aqui um pequeno relato do que to tentando falar.

Sou saudosista demais , e queria muito ter sido um geografo do sec XIX...mas ja que estamos no sex XXI o jeito é se adaptar a nova realidade, reiventando formas de entender a Terra...

Nenhum comentário: