quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Paisagens...

Paisagem é um dos pilares da ciência geografica. Faz parte do grupo de palavras magicas que todo geografo se diz entendido, mas que no fundo não passa de uma mera abstração de algo tao simples. Paisagem é um conceito complexo. Russos, franceses, alemães, britanicos, brasileiros, americanos, todos eles tem explicações complexas para a tal paisagem. Mas cansei um pouco disso. Cansei de tentar saber o que é paisagem. Paisagem tem de se ver, sentir, entender.

Ultimamente tenho cansado dessa paisagem cotidiana, tão bela, e que havia me deixado surpreso quando do meu regresso as gerais. Mas hoje, hoje enjoei um pouco. Assim como em Natal enjoava as vezes. To precisando viajar, precisando sair daqui. Ver outras paisagens.

Disse outras vezes aqui e reafirmo minha ideia, que pra mim a melhor TV que se pode ter é a janela de um onibus, de um trem, do carro, de um avião. Aquela TV que nunca repete a mesma cena. O filme é diferente sempre. Pretendo no final de semana viajar, ver novas paisagens. Ver o cenario mudar a todo instante. Num piscar de olhos, aquela arvore que tava ali some, o rio foi atravessado, a serra ficou para traz. Assim é viajar. Pois Viajar é mais que se deslocar no espaço. É atravessar paisagens. Viajar pra mim é um conceito tão importante quanto paisagem, espaço, lugar. Viajar faz parte das palavras magicas que todo geografo tem de conhecer. Mas nem todos sabem disso. So querem academizar a paisagem. Deixa eles... viverão sempre nessa eterna busca por algo que nunca se encontrará parado. Mas eles gostam disso. Gostam de ficar parados, e escrevendo sobre os lugares que nunca foram. Pois acham que conhecem a paisagem, pois para eles paisagem é só mais um conceito.

Viaja na paisagem, pois não da pra ficar parado no espaço. Viaje então...Na paisagem...

3 comentários:

Ana disse...

hehe... a paisagem de muito geógrafo por aí é o banco de dados do IBGE... que triste isso.. humpf! :P

Alfredo Costa disse...

Navegar é preciso...

http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2008/docspdf/ABEP2008_1169.pdf

Viver não é preciso.

Oliver disse...

ainda bem que a aninha saiu dessa!!!