segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Realidade, Idéias e um pouco de Schopenhauer...

A pouco escrevi aqui sobre a realidade, e como pela 3 vez no ano ela mudou bastante pra mim. Fiquei matutando esses dias no que tinha causado essa sensação estranha de mudança do real e nao tinha chegado a muita coisa. Fiquei pensando, e tava meio travado, sentindo falta de alguma coisa pra minha cabeça voltar a pegar no tranco. Foi ai que hoje, acordei cedo, fiquei lendo umas coisas, viajando em outras e resolvi ir pra federal pegar um livro do schopenhauer. A principio peguei o livro A Arte de Insultar, que eh muito doido. Depois logo antes de voltar pra casa, passei denovo na biblioteca e peguei um outro livro, Metafisica do Amor e Metafisica da Morte.

Estava esses dias pensando muito no sentimendo Amor, e desde uns tempos atrás no que é a morte. Engraçado de tudo que como sempre o Schopenhauer rouba as minhas ideias e abri o livro aleatoriamente e li uma frase que eu mesmo tinha dito para uma amiga minha na ultima quinta feira. Sobre a morte e tal, eu disse exatamente aquilo que o Schopenhauer diz. Tinha ficado a uns tempos matutando nessa ideia, mas nem me esforçando muito, ela vinha aos poucos, e ia me aliviando aos poucos tambem, foi me deixando mais de boa para entender a vida , e de repente minha realidade mudou bastante, a partir do momento em que cheguei a essa conclusão que hoje levo comigo como um "consolo", como o proprio schopenhauer diz.

É a idéia de que a morte, não me trará nenhum sofrimento a mais. Morte nada mais é que a PAZ!

Criado na socieade crista brasileira, com forte influencia do espiritismo em minha familia, sempre tive como o maior temor de minha vida não morrer, mas saber que eu estava morto. Crendo não mais nessa visão, e aceitando o fato de que após morrer eu nunca irei saber, conseguir sentir um conforto muito grande, algo que a 1 ano atrás eu não aceitaria. Não aceitava o fato de que a vida fosse tão simples assim, e que depois de morrer, eu não poder mais aproveitar esse planeta. Fiquei dias injuriado com isso, e com o passar do ano, com algumas leituras, refletindo nas minhas experiencias com a morte de minha madrinha, avó e avô, e sobre paraíso terreal, percebi que a morte só aflinge os vivos. Os vivos a temem, não só por querer a eternidade, mas por não querer que seus familiares e amigos sofram com sua ausencia. Aceitando o fato de que a vida não é nada mais que um simples milagre biologico, estar vivo me deixa enormemente feliz. Essa nova percepção da realidade me causa a estranha impressão que se eu morrer agora, tudo aquilo que eu não fiz não seria de todo um ruim, pois não vou saber que não fiz. Minha vida tem sido excelente ultimamente, tenho o privilégio de poder ter tempo para pensar nas coisas que me aflinge, e assim nao preciso pagar um psicologo pra isso. Pensar na vida tem sido uma coisa interessante, e hoje consegui pensar em muitas coisas. Escrevi um pequeno conto sobre minha visão do que é o Amor, mas como irei ler a Metafisica do Amor do Schopenhauer, vou esperar para colcoar ela aqui já com alguns adendos de interpretação minha do meu proprio conto, só pra ter noção se terei mudanças de entendimento.

Schopenhauer é um cara que eu gosto de ler. Estava afim de ler desde Natal, mas por algum motivo obscuro a mim mesmo só hoje é que acordei realmente afim de me aventurar nas suas idéias. Li bastante hoje, e pra mim schopenhauer é uma boa leitura para se fazer com tempo. Pois ele exige que seu pensamento esteje livre. Gosto de ler sozinho, em lugares onde não tem ninguem, pois gosto de discutir comigo mesmo em voz alta tudo aquilo que vou pensando. Argumentando contra mim mesmo, consigo obter um melhor entendimento do que estou lendo. Schopenhauer em suas maximas me faz rir algumas vezes, e o ambiente silencioso da biblioteca que eu tava lendo, me impedia de aproveitar ao maximo o livro. Rir enquanto se lê a verdade (dita pelo velhinho encrenqueiro) é algo que me faz muito bem. Como um neopessimista consigo obter no pensamento dele, um resumo fiel das minhas próprias idéias, com relação a certos tipos de assuntos.

Feliz com esse novo entendimento da minha nova realidade, pensei em diversas coisas hoje, e um novo tema de monografia surgiu. Quem sabe não o faço... Será tenso...

No mais , um otimo dia e viva a não dor...

Um comentário:

Max Hebert Teixeira Silva disse...

bom saber que Schopenhauer tem feito você pensar isso tudo! Me dá até um orgulhosinho por ter sido o cara que te emprestou um livro dele! kkkkkk