domingo, 13 de dezembro de 2009

Oliver e as Formigas...

Esse ano tive uma parceria interessante com umas formigas que habitavam comigo o pequeno quarto que morei em fevereiro lá em Natal. Tudo começou um dia quando centenas de formigas apareceram no banheiro, fazendo uma longa fila que saia lá de fora e ia até o lixinho que tinha no banheiro. Fui averiguar o que tinha no lixo pra ve o que tava chamando a atenção delas e encontrei uma barata morte atrás dele. As formigas tavam banqueteando a barata, e todo mundo veio pegar um pedacinho pra levar pra casa. Fiquei viajando nisso, e nos dias seguinte, sempre aparecia uma barata morta, e as formigas em menos de 1 dia, simplesmente faziam ela sumir. Comecei a gostar das formigas, que faziam a faxina na minha casa, comendo restos de biscoito, baratas e tudo mais que tinha. Um dia entediado de manha, sem nada pra fazer, descobri onde morava uns cupins que tava fritano já, pois eles comiam o armario e deixava aqueles graozinhos de madeira espalhados por todo canto. Então, meu lado mau quis ver o que aconteceria se as formigas (que eram pequenas, tipo lava pé) trombassem com os cupins que era minusculos. Resolvi criar uma armadilha para atrair as duas mini civilizações, e coloquei farelos de biscoito no meio da passagem entre as formigas e os cupins. Aproveitando os cupins que estavam proximos, esfarelei o biscoito e deixei ele lá perto dos cupins que logo o descobriram e começaram à ataca-lo. As formigas estava lá no banheiro de galera, andando procurando por comida, e eu fiz um caminhozinho de farelos para que as formigas fossem até o centro onde abundava biscoitos. Duas formigas seguiram esses farelos e ficaram de cara felizonas, ao encontrar o lugar magico dos biscoitos. Uma delas voltou e a outra pegou um pedaço para levar para mostrar as outras. Enquanto isso do outro lado dos biscoitos a cerca de 10cm de distancia os cupins chegavam cade vez mais de galera, e eu achando que uma guerra estava proxima. Mas eis que tudo me engana e a natureza mostra que quando há abundancia há paz entre as especies. Logo umas 30 formigas vieram e a rota que elas faziam ficou marcada para as outras. Em 5min, centenas de formigas e cupins, estavam lado a lado, cada um pegando o que dava para pegar e levando para suas respectivas casas. Eis que eu resolvo gerar um pouco de caos, e retiro quase todo o biscoito, achando que agora as formigas infinitamente maiores destruiriam os cupins. Mas não, eles ficaram de boa, e quando acabou todos foram pra casa felizes, e cada um na sua pra buscar comida em outro lugar.

O porque deu ta falando disso? Sei lá, as vezes acho que nossa sociedade é competitiva demais a ponto de acharmos que tudo se resolve na força em busca de algo que as vezes nem faz sentido. As formigas e os cupins esse dia me mostraram que a harmonia entre os seres é possivel sempre, pois fartura há para todos. Infelizmente a desigualdade entre os próprios seres da mesma especia impede essa harmonia entre os homens. Brigam pelo o que nem existe, e acham legal o tal do capital ficticio. Se mata por algo que não existe, e se vive lutando em busca do sonho do paraíso pós-mundano. É engraçado e triste, o quanto somos menos civilizados que os pequenos insetos.

Fazer uke :(

Um comentário:

Alfredo Costa disse...

Essa aí eu achei foda. Imaginação dando voltas...