sábado, 15 de maio de 2010

Simples lições...

Observando o fim de tarde, a transição do claro para o escuro, do calor para o frio, me peguei vendo algo rotineiro na vida de bilhões de seres vivos. Não estou falando do homem, e sim de como as plantas e os animais interagem. Estava olhando o horizonte, quando ouvindo um barulho estranho, vi que um besouro estava perto de mim desajeitadamente trombando em umas folhas de um pé de feijão que tem aqui. Essa espécie de feijão, não é rasteira, e cresce como um pé de café, tendo em torno de 2m de altura. No topo, centenas de pequenas flores amarelas chamam a atenção do besouro e de abelhas, marimbondos e toda sorte de insetos que transeuntam pelo local. Com um engenho incrivel, a planta consegue terceirizar a sua reprodução, deixando a cabo dos esbaforidos insetos esse papel. Na dela, quetinha, ela fica apenas na patronagem de não fazer nada, so crescer e se reproduzim, contando com a luz diaria do sol como alimento, e sugando do solo a água e os sais minerais. Os insetos por sua vez, perambulando de flor em flor, lambuzam-se do delicioso nectar que as flores fornecem, e saem sujos com o polén, até embrenharem em um banquete na proxima flor que lhe atrai com um perfume hipnotizante. As plantas e os insetos estão de boa ali, cada um na sua, as pampa e todos felizes. Isso é algo legal de se ver, porque a gente so aprende isso no colégio e nem sabe se acontece ou não. Vendo bem de perto esse movi, fiquei de cara com o trabalho das abelhas para coletarem o polen para fazerem o mel. Elas ficam la horas e horas,indo e vindo, e seu caminho fica marcado, mas nao por estradas, mas por flores. Flores essas que serão seu alimento no futuro. Simples assim, porque não imita-las?

Porque isso não da dinheiro :(

Um comentário:

Ana disse...

Também tiro lições com a minha plantinha que tenho aqui em casa...