domingo, 9 de maio de 2010

Dia de campo...

Amanha irei pra Ipatinga fazer mais um trabalho de campo. Campo é algo muito doido, tem uns que são fritação, outros so rck e lugar maravilha de beleza, outros surreais que vc nem entende o sentido, mas todos tem algo em comum. Antes de sair de casa, quando acordo, em dia de campo, sempre tem aquele sentimendo diferente, de algo que eu tinha imaginado em fazer antes de entrar na federal. Fazer uma aula num lugar doido, numa serra, numa cachu, num rio, numa voçoroca, numa cidade historia, na metropole, sempre é algo a mais. Isso é o que mais me motiva a amar a geografia, o fato dela ser uma disciplina academica que necessita de sair da academia. Ir ver o mundo e entende-lo usando a geografia, é algo que me deixa sempre feliz. Trabalho de campo nao é uma viagem, é uma aula. É diferente entrar num onibus com um tanto de geografo. Tudo em volta tem outro significado, por cada hora um da uma ideia diferente. Eu curto demais isso, a geografia tem algo que nenhuma outra disciplina tem, que é te fazer rever o espaço que voce acreditava ver. Lembro do campo do Valadão, indo pra Diamantina, na barragem do rio Paraúna. Ele la mostrava a serra na nossa frente e perguntava, que lado está o mergulho das rochas? todos diziam, norte-sul, mas ai ele disse: É leste-oeste, veem, esta vindo na nossa direçao... Depois dessa aula, desse exemplo, eu mudei muito o modo de ver. Olhar e ver, e olhar e pensar so depois de enxergar , compriender. É bom, eu gosto, vou sentir falta quando "terminar"... Mas enquanto isso, amanha é dia de campo...

Nenhum comentário: