terça-feira, 8 de junho de 2010

Escravos da tecnologia

Quer começar a entender o mundo que você vive? Então comece olhando pro lado e perceba o tanto de tecnologia surreal que você usa o dia todo nunca parou para pensar. Não há como descrever o que é uma televisão, computador, celular, internet, geladeira, fogão , chuveiro,etc, para alguem que nunca viu esses objetos. Ja passei horas tentando descrever minha cozinha mas ela possui tanta tecnologia que eu não faço a menor ideia de como tudo funciona. Nossa sociedade de altissimo nivel tecnologico, baseada no trabalho forçado em busca do pão de cada dia, é muito além do que nos proprios conseguimos entender dela.

Por exemplo, você já pensou no que realmente é, o simples ato de se pedir uma pizza. O conforto incrivel que nós atingimos é fruto dessa escravização coletiva, e no fundo acabamos sendo escravos um dos outros. Eu trabalho em qualquer atividade, chego em casa cansado, e não tenho o que comer. Vivo cercado de 5milhoes de pessoas, e ai eu penso, hum irei comer uma pizza. E ai começa algo que demora 40min, mas que necessita do esforço humano de centenas, quiça milhares de pessoas. Nesses 40min muita coisa acontece, e eu dependerei de todo um sistema gigantesco de pessoas trabalhando para mim para que minha pizza chegue quentinha em minha casa, sem que eu precise gastar energia. Troco minha energia por R$20,00. Ao ligar para a pizzaria uma pessoa irá atender, essa pessoa irá anotar meu pedido e passará a uma terceira pessoa que entregara para o pizzaiolo. O pizzaiolo faz a massa e usa os ingredientes na pizza. Nem vou entrar no detalhe da quantidade de pessoas necessarias para que todos os ingredientes estejem a disposição do pizzaiolo. Bem após montar e assar a pizza, ele irá passar para uma outra pessoa que ira repassar ao motoboy, que irá entregar a pizza em minha casa. Simples, 4 pessoas participaram da operação. Mas para que essa operação entre 4 pessoas fosse realizada, milhares de pessoas trabalharam por traz disso. Desde agricultor, a fabrica que ensaca a farinha, passando por todos aqueles que trabalham com produção de eletricidade, além dos que trabalham com o petroleo em todas as suas fases, para que o transporte de todos os ingredientes fosse levado a cidade, e ai na cidade alguem fosse comprar esses ingredientes, leva-los até a pizzaria, e ai o pizzaiolo utilizando-se de ferramentes feitas por outras milhares de pessoas, pudesse passar para o motoboy a pizza pronta. O motoboy que utilizando-se de uma moto feita por outra galera, abastecida com o combustivel feita por outra galera, trafegando num transito controlado por outra galera, chega a minha casa, e me entrega a pizza quente. E ai eu vou come-la sentado na frente de um quadro magico que transmite imagens dos mais diversos assuntos, com milhares de pessoas trabalhando por traz disso tudo.

É muito engraçado olhar paa as coisas mais simples e pensar na complexidade gigantesca que existe em nossa sociedade em plena terceira revolução industrial. Os robos que automatizaram tudo, passaram a nos servir para economizarmos o nosso trabalho, mas como somos escravos do trabalho, precisamos trabalhar mais e mais para que esses robos não nos substituam efetivamente, e assim morreremos de fome sem dinheiro para comprar a comida, que sobra nas prateleiras. Pra quem nunca foi a um supermercado e o viu como um grande centro de tecnologia, como nunca imaginado na humanidade, mude sua visão. Mude e veja como o mundo que vc vive é fantastico, mas saiba que para isso tem um preço. E a principio o preço é a sua liberdade...

Nenhum comentário: