segunda-feira, 19 de julho de 2010

Inversão termica.

Há um ano atrás, nessa mesma epoca, embrenhavame no calor expesso do Jalapão. No interior do Brasil, no meio norte, entre o Maranhão e o Tocantins, nessa descida latitudinal, sentia o calor desanimar qualquer pensamento meu. O calor nessas regiões é forte, dando lugar a noites de frio leve, em media de 15 graus.De dia as temperaturas chegam aos 35º e a umidade que sai do solo encharcado de agua do deserto de águas do Jalapão chega a sufocar. O calor é algo que me atrai mais que o frio, é algo que eu curto. Fui criado no inicio de minha vida, quando comecei a aguçar minhas percepções, no interio da Bahia, lugar quente e umido, proximo ao litoral. Calor esse que me fez acostumar a um mundo que surgia para mim como um mundo quente, tropical. Quando morei no nordeste, curtia demais o calor, e hj em dia nao tenho a menor vontade de ir para lugares frios. Curto até um friozinho, mas nada abaixo de 15º. Mas hoje eu to quebrando isso. Hoje estou indo conhecer o Brasil subtropical. Abaixo do tropico de capricornio, onde poucas vezes em minha vida estive, sentirei o frio do inverno mais rigoroso dos ultimos tempos. Passar por um Brasil tão diferente, marcará minha vida. Descobrir assim como ano passado, um Brasil de outros brasileiros, um país frio de clima ruim, e europeizado. Essa ideia que irei confrontar com a realidade, é o que mais me atrai nessa viagem. Sentirei o frio para que eu possa lembrar toda a vida como é bom o calor dos tropicos, porque por mais que seja belo esse Brasil, o país tropical nao combina com ele.


Mais uma viagem para descobrir o Brasil!

Viva, Viva a Geografia minha Vida!!!

Nenhum comentário: