sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Embusca de uma utopia plausivel

Esses momentos que a gente tem sozinho, onde se pode parar e pensar muito, muito na vida, são raros e poucas pessoas os pode ter. Mas eu como um afortunado nessa jornada alucinante pela vida, já tive muitos momentos de reflexão sozinho, e não em um onibus lotado, ou numa igreja cheia, nem no psicologo ou em casa, eu passei os momentos mais incriveis de minha vida dentro da minha própria cabeça em ocasioes raras, porém muito marcantes. Digo por experiencia própria que a solidão quando quista para tais fins, é algo incrivel. Quando se quer ficar sozinho, pensando em nada, arrumando as coisas em sua cabeça, você consegue atingir níveis de pensamento que são raros de serem atingidos. Os grandes gênios da humanidade, tiveram muitas vezes esses momentos de concentração absoluta em sua mente, e assim você consegue realizar tantos pensamentos sobre temas tão variados, mas que vão se juntanto em teorias que só você entenderá por muito tempo, até que você a digira e veja uma outra realidade se formando em sua frente, como que uma porta tivesse se abrindo para outro mundo. Isso aconteceu comigo já algumas vezes, acho que estou passando pela 5º realidade paralela ao real, pois consigo cada vez mais enxegar o mundo de uma maneira que ninguem mais consegue.

A primeira delas, se extendeu pelo maior periodo, pois foi uma época de constantes modificações de percepcção da realidade, sendo da infancia a adolescencia, por volta dos 18 anos. Ai veio a segunda fase, que ocorreu durante o ano de 2005, uma fase bem dificil, de crescimento, amadurecimento bruto, uma brutal e gigantesca mudança ocorreu da primeira para a terceira, graças a forma com que essa segunda realidade formou em mim o carater que me define hoje. A terceira foi do 1º ao 5º periodo. Uma fase maravilhosa, de realizações e descobertas, e uma incrivel mudança napercepção de como funcionava o mundo. Primeiros pensamentos sobre a vida, mas nao conseguia fluir pois eu ainda era muito imaturo intelectualmente e ficava muito só curtindo sem pensar.

A quarta fase foi incrivel. Foi a primeira fase que eu me senti como alguem que estava fora da matrix. Pela primeira vez enxerguei o mundo como ele realmente é, e me vi assustado e surpreendentemente feliz, em entender e ver tão perfeitamente nossa cruel e dura realidade. Essa quarta fase começou depois do ENG na USP em 2008. Depois dessa época veio uma coisa incrivel, pois eu consegui criar teorias brutas sobre o pensamento, a vida, a sorte, a felicidade, e como se dar bem nessa incrivel jornada Foi quando comecei pela primeira vez a acreditar na vida como hoje a entendo. Criar na minha cabeça essa teoria sobre a vida, essa minha primeira teoria metafisica sobre a realidade, o mundo e tudo mais, mostrou pra mim um amadurecimento muito grande em minha cabeça antes muito limitada. Quando se cria isso , que eu chamo pra mim de religião, um modo de entender e seguir o seu caminho nessa coisa sem lógica que eh existir o universo, você consegue se libertar dos seus medos, anseios, e sua percpeção das coisas se torna além do que simplesmente o normal, imbutido em sua cabeça desde que nasceu. Essa liberação da matrix é sensacional. E curto ter saído dela demais. Mas dá uma aflição percebe que ninguem consegue sair.

A quinta fase começou por volta do começo desse ano, em Natal. Eu simplesmente comecei a pensar muito na dimensão temporal, e na evolução radical do homem, e simplesmente vi que estava em meio a um dos momentos mais historico da humanidade. Estamos simplesmente vivendo uma grande revolução. A revolução digital que de repente transformou o século XXI. Nessa quinta fase a minha percepção de realidade está sempre voltada ao futuro. Me vejo literalmente no futuro, um futuro em que deu tudo errado, e poucos vivem a custas de muitos. É dificil explicar assim, pq dizer isso é obvio e todo mundo sabe. Mas meu modo de ver o futuro, é muito, mas muito complexa. Não consigo mais libertar-me das idéias de como nossa sociedade é grandiosamente complexa. Temos tudo que pensamos praticamente em poucos minutos,a fome é saciada instantaneamente, temos tanto entretenimento que poderiamos passar o resto da vida fazendo coisas novas todo dia e nunca enjoariamos. Vivemos em cidade tão grandes que são necessarias imensas maquinas movidas a energia provinda do sol e armazenada pelas plantas em bolsões de energia liquida, solida e gasosa, enterradas no fundo da terra, como tesouso de piratas, para transportar os escravos para seus postos de trabalho, para produzirem aquilo que mal conseguem consumir. É isso que entendo hoje da realidade. Se eu tivesse que explicar para alguem do passado, como éo secXXI eu diria assim:
" - Vivemos em um mundo onde todo mundo tem contato com todo mundo, através de aparelhos e maquinas incriveis, que são capazes de ligar-nos pelo espaço e assim podemos conversar, e ver a pessoa como se estivessemos com ela. A musica é algo comum do cotidiano, vivemos numa era que a musica é banalizada, todos podem ouvir e ouvem os mais diversos ritmos. Vivemos numa era onde a comida é encontrada em imensos armazens tão modernos , que vendem de tudo que imaginar. Esses armazens chamados de Super e Hiper mercados, são ambientes pontuais no planeta, sendo copias de um dos outros. Possuem comida praticamente infinita, mas o custo é altissimo. Vivemos em uma epoca em que o transporte é excelentissimo. Aviões cruzam os céus levando gente quase que instantaneamente atráves do mundo. Voam a incriveis leguas por minutos e há tambem carros e mais inumeras maquinas de transporte que mal conseguimos ver que são maquinas. Mas para tudo isso, todo o conforto da luz do dia mesmo a noite, da agua encanada em todo lugar, da cama macia e do sono tranquilo, para tudo isso, a humanidade vendeu sua alma para o Capital e se escravizou. Isso , todos nós somos escravos de algo que a humanidade criou e que não é nenhum ser humano, nenhum deus, é apenas papel. Sómos escravos e ninguem vê isso. Essa quinta fase me deixa muito frustrado, e ao mesmo tempo muito enstusiasmado.

O que virá daqui pra frente? Depende, depende dos meus momentos sozinhos, para conseguir melhorar minhas teorias, aprofundar meus entendimentos, e enxergar cada vez mais, todos os detalhes que nos cercam.

Sempre em busca de uma vida melhor, de uma utopia plausivel...

Nenhum comentário: