sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pensa aê

O vento frio e úmido vindo do oceano sobe as montanhas, trazendo consigo um saboroso hálito litorâneo. O frio corta o rosto desprotegido, mas me faz lembrar que vivo sobre as montanhas do Brasil. A oitocentos metros de altitude, em meio a um enrugado relevo, viajo em pensamentos estratosféricos que perpassam um tanto sobre o meu pensar. Esse pensar que faz de mim o ser que sou, traz também uma triste constatação, a de que só o ócio criativo é capaz de fazer alguém pensar. O trabalho abstrato, que retira totalmente a possibilidade das pessoas pensarem faz daquele que passam seus dias em pensamentos constantes, pessoas deslocadas do mundo. Sinto-me tão deslocado ultimamente que até uma leve depressão se abateu sobre mim, ocasionando um desconforto com minha consciência. Pensar demanda tempo, paciência, treinamento, esforço e principalmente coragem. Como diria Nietzsche, a arte de ruminar que se segue após a leitura de diversos conhecimentos, nos trás milhares de informações que mudam drasticamente seu modo de pensar. A cerca de uns meses pra cá, iniciei um processo absurdo de processamento de informação, e a partir daí dormir tem sido difícil. Minha cabeça em constante pensamento não consegue se desligar do mundo real e passar ao subconsciente, e fica me atormentando com inúmeras idéias malucas que se reflete em minha vida cotidiana. Não é que eu não queira pensar, mas é que preciso dormir. Não sei como agüentaram pensar tanto os grandes pensadores da humanidade, que tenho certeza que tinham insônias constantes. Não sei se passa pela genética mas acredito que muitas pessoas não gostam de pensar, enquanto outras adoram essas coisas. Muito também pelo modo como fomos escravizados, muitas pessoas perderam a capacidade de pensar, o que as deixa muito deprimidas. Não falo da capacidade de raciocinar natural dos homens, mas sim dessa arte que demanda horas de inquietação e raciocínio “freestyle”. Depois que vi um amigo desanimado querendo desistir, pensei seriamente em desistir de pensar e voltar a ser mais uma pessoa deprimida e insatisfeita, mas docemente iludida com mercadorias fantásticas, que se alegra com o décimo terceiro salário, e o gasta sem nenhuma piedade, nenhum investimento, apenas fantasias. Mas ai percebo que pensar me possibilitou ter acesso ao mundo mágico daqueles que conseguem entender ao menos algumas regras do jogo, que entendem como a sociedade funciona, pois foi algo criado por nós homens, logo é possível de se compreender, diferentemente do modo como funciona a Natureza por exemplo. Eu aqui do alto de minha varanda, acima de milhares de luzes laranja, rumino idéias acerca de tudo e todos. Mas no fim sou apenas mais um desses milhares de seres humanos, que passam dia a dia escravizados pela nossa própria diversão. A divertida forma de competir diariamente, arduamente, para sobreviver na nossa própria selva, com as nossas próprias reis, sem deuses ou forças sobrenaturais, apenas eu contra você. Acho que quando os homens começarem a ter mais tempo para pensar, tudo vai ficar bom. Enquanto isso vou ficar curtindo o frio da montanha, e as possibilidades boas que esse jogo louco nos dá!

Nenhum comentário: