Bem, falta 1 ano e meio preu formar na tal geografia, e preciso por causa de burocracias academicas, fazer um trabalho final de curso. A principio desde o 3 periodo minha cabeça fervilha em ideas das mais diversas, e ja cheguei até a colocar aqui no blog uma ideia sobre climatologia e o capital, que foi a primeira grande ideia que tive sobre monografia. Ja pensei em muitas coisas, desde o clima ao microclima, a produçao agricola familiar, a urbanizaçao e o rurbano, a ocupaçao do Dandara aqui perto de casa, ao futebol e suas diversas influencias no urbano e na populaçao. Ja pensei em fazer sobre o discurso cientifico e como a geografia ainda se mantem perdida nele, tentei pensar sobre lugares distantes, descrever cachoeiras e rios, me iludi criando uma ideia de sustentabilidade em regioes miseraveis e vi que seria na verdade so um trem ridiculo que nao levaria sustentabilidade a ninguem a nao ser a mim que passaria na monografia sem muito esforço, ja pensei em milhares de coisas.
Porém, uma nova ideia surgiu do nada esses dias. Alias tem uma semana... Conversando com minha mentora, ela me deu a ideia de falar de viagens e de experiencias proprias. BINGO!!! Era um tema novo que surgia, e que me deixou muito feliz, por se tratar de algo que eu gosto muito que eh viajar, e juntaria de brinde com a Geografia e com uma monografia. Que beleza, eu pensei... Vou fazer uma viagem e de quebra a monografia, juntar o util e o agradavel com a chatisse monografica, e fazer tranquilamente.
PEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM..................
Ora bolas, que foi agora? Sim, dentro dessa area de 'pesquisa' ( hobby) tem muita coisa para se fazer. Bem, to lendo muitos livros que contam historias de aventuras e viagens, expediçoes sobre mares, terra e mata. Lendo muita coisa, desde Pigafetta( volta ao mundo de fernao de magalhaes) até romances como robson crusoé, passando pela historia do cabeza de vaca, e agora que comecou as aulas peguei alguns livros na biblioteca interessantes, como a expediçao Kon-Tiki, dunsmaluco noruegues que atravessaram o pacifico numa jangada para provar que as ilhas da polinesia foram colonizadas por povos peruanos pre incas, e um livro que relata uma viagem pelo rio tiete até a foz do amazonas, no sec XIX. Ja li ano passado um livro sobre o rio amazonas, uma descriçao feita no inicio do sec XIX, contado varias coisas do rio , bem doido o rolé dos neguim. Entao lendo muito disso, vendo que tenho muito recurso na biblioteca disponivel para me entreter enquanto penso no que escrever, cheguei a conclusao que isso é um otimo tema e uma otima desculpa pra continuar a fazer apenas o que gosto.
Temas dentro desse tema sao muitos. A principio pensei em fazer um relato de minha viagem nos moldes dos antigos desbravadores, aventureiros, naturalistas, e todos esses neguim das antiga. Depois pensei em escrever sobre como foi importante o papel dos geografos pre-modernos, e de como a Geografia Romantica de outrora, perdeu-se no meio do tecnicismo da ciencia moderna, depois da segunda ruptura epistemologica da ciencia. Fazer uma critica a esse tecnicismo e falar bem da geografia antiga :) ... Outro tema dentro disso, é falar como a tecnologia destruiu toda a probabilidade de uma volta desses desbravadores, uma vez que é possivel atraves do google earth, ver todo o mundo, alem de que os mapas sao feitos tao facilmente no computador, e a TV com seus documentarios, ja mostrou todos os cantos do mundo, que perde a graça viver no sec XXI aqueles que tem no seu instintio a vontade de descobrir algo novo, uma vez que tudo ja foi descoberto. TUDO.
Mas o que mais quero fazer atualmente é mostrar como o geografo das antiga, foi importante para a geografia, e como que hoje em dia esse mesmo tipo de viagem e descriçao podem ser uteis para um projeto grande ai de empresas, e outras coisas. Ou então como literatura legal que pouco se tem hoje, e eu mesmo tenho preguiça de ler relato de viagens de neguinhos endinheirados de hoje que passeiam pelo brasil com seus 4x4 ... A principio o que mais quero fazer é achar um livro tipo os richard burton da vida, que deram rolés grandes pelo brasil, e reviver um trecho dessas viagens, e fazer uma comparaçao do Brasil do sec xix, com o brasil do sec xxi, passando pelos mesmos lugares, e tentando ao maximo recriar o caminho que algum desses viajantes do sec retrasado fizeram. Depois disso, comparar como as coisas mudaram, e babar ovo do meu lado, dizendo como é importante esse tipo de viagem e relato, e mostrar como o Geografo atual, nao precisa se tornar um tecnico para ser geografo, e que o que criou a geografia, ta sendo perdida ...aquele desejo e a vontade de ir aos lugares, ver com os olhos, e tentar entender tudo a sua volta, que vem diminuindo a cada dia, pois quem busca entender tudo, so quer saber como tudo aquilo vai virar dinheiro na sua conta bancaria depois.
Então é isso, to pensando pra carai em fazer algo sobre esse tema, passarei o semestre inteiro nessa viagem ai , em busca de algo para fazer e viver, e depois retransmitir. Pois por mais que eu tenha lido sobre varias ocisas, visto fotos e videos, filmes e documentarios, e tudo mais sobre um lugar, so indo nele vc consegue saber do que se trata. E sem a visão tecnica de hoje, mas bebado do romantismo dos antigos geografos, reescrever a visão do mundo que eles tinham, e que agora seculos depois, ta tao maluco e desfigurado do real ahahaha...No mais procurarei um jeito de ganhar uma bolsa para viajar, nem que seja num mestrado da vida :) ahahahahaha
"Tudo está interligado" Humboldt, nos seu livro Cosmos... que eu procurei mas nao achei :( ... queria ler esse livro ...
Nota mental: Esse tema elege o claudinei pra orientador oO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
hahaha!!! virei sua mentora! yes! hahaha! mas aqui, doido demais, DEMAIS, esse tema! Ninguém melhor que vc pra fazer isso! :) Aiai... to me achando muito agora.. hihi!
mas então, no fim das contas todo mundo vira mentor de todo mundo, são "construções coletivas"!
:) ... boa sorte pra ti!
Postar um comentário