sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Que rolé!!!

Vou postar aqui de uma só vez, tudo escrevi no diario que fiz dos 15 dias de viagem de retorno a BH. Vou escrever aqui agora exatamente o que está escrito no caderno, sem nada a mas nem a menos. Depois minha ideia é escrever muitas ideias e outros causos que surgiram no caminho que não cheguei a escrever no caderno. Bem isso ai, espero que se divirtam aahaha...

1º Dia - 14/07 / 14:30 - Saio de Natal. Rumo a São Luís. Expectativa de 30 horas de viagem. Cheguei em Natal numa terça-feira, 3 de fevereiro as 14:30, e hoje uma outra terça-feira começo a voltar pra casa tambem as 14:30. Coincidencia? Nada. tudo aqui foi bom. Agora é hora de conhecer o meio norte brasileiro. Conto mais depois...Boa Viagem !!!

2º Dia - 15/07 - Que dia longo. Depois de 36h de viagem estou em São Luís. Atravessei todo o sertão nordestino.Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. Campina Grande é maior ( e mais fria) que eu pensava. Patos é tão seco quanto eu achava. Fui em Juazeiro terra de PAdre Cicero. Tudo isso na noite e madrugada.Quando o sol apareceu, iluminando a chapada do Araripe, cheguei em Crato, onde tomei cafe de graça na rodoviaria.:) Bolo, tapioca, melão, chá isso tudo as 5:40 da manha, que me alimentarm até as 10:30 quando cheguei em Picos no Piauí. Terra dos urubus. Um pneu furado e paramos no meio do nada do piauí a 40km de Teresina. Ruim? Nada , paramos numa churrascaria para esperar o outro onibus vir para nos buscar, e eu que ja morria de fome as 15:30 da tarde, fiquei feliz de parar ali. Calor, mato seco e urubus. Isso define o Piauí.( depois escreverei sobre o Piauí aqui). O dia ja ia acabando quando tive a oportunidade de ver um por do sol magnifico sobre o rio Parnaiba, depois trocar Teresina por Timon, PI por MA. Adormecci e acordei em Peritoró, um lugar meio selvagem, meio amazonico, no meio do nada maranhense. Segui viagem e quando menos esperava, la pelas meia noite e tanto já, vejo um sorriso aparecer no céu. Não, não era o sorriso do gato do pais das maravilhas de Alice.Era a Lua. Uma lua que começava a minguar a segunda metade. Um sorriso gande. Pouco depois as 2h cheguei em São Luís. E agora as 3h da madruga, do dia 16 , estou numa pousada no centro historico daqui. To casado, mas muito feliz. 1º etapa concluida. Que continue cada vez melhor. Boa noite...

3º Dia - 16/07 - Ilha do Reggae. Gostei pra carai de São luis. Nao sei ainda porque, mas aqui tem muita cara de Brasil. Natal tem cara mais nordestina, aqui tem cara misturada, norte e nordeste, amazonia e agreste...Sei la ainda nem curti um regga e to achando doido demais aqui. Por do sol? Nem preciso comentar, tomando uma gela de frente pro mar...Mudança de planos, nao vou mais para Carolina. Domingo embarco pra Palmas, nao tinha vaga no trem... E que o Jalapão venha logo!!! Vou curtir Reggae...

4º Dia - 17/07 - Dia meio morgado, chuvoso, abafado. de manha andei pelo centrão comercial de Sao Luís. Comprei um livro , Robson Crusoé.Doido vai me ajudar a passar o tempo. De tarde me juntei a uma passeata contra o Sarney, o imperador o maranhão. Foi doido...hj a noite nem sei, se pa um reggae...Comprei uma camisa da ilha. :) ... Nota triste: Meu cantil quebour,:(. to sem cantiu pra viajar...fiquei muito triste com isso. É engraçado quando se está sozinho e tal, meu cantil era como um amigo de tantas viagens, ver ele quebrado me deixou meio abalado.Mas de boa...

5º Dia - 18/07 - Acordei hoje pela manha com o melhor sonho que tive em tempos. Que se realize :) ...Fui para Alcantara, indicaçao daAnna. Fui num catamarã, doido demais o role. Conheci e almocei na casa de dona Batissá...Gente fina e otima cozinheira. Foi um dia bom, tempo bom e muito calor. Robson Crusoé é ducaralhao, era exatamente o que eu queria ler. conheci uns maluco, o Telano que falou preu procurar em Mateiros a Cassiana. Vamo vê no que dá. To ansioso pra ir pro jalapão, falta pouco, mada que mil e tantos km nao resolva. Achei ducaralho a estadia em São Luís e recomendo a todos... Ps: Até as musicas que quero ouvir, estao tocando aleatoriamento , nos radioskbares. Até isso se realiza... Hoje tive um dia de patrão, vida boa!!!

6º Dia - 19/07 - Acordei cedo. Ansioso. As 12h vou para o Tocantins. surreal eu acho. Mas a tempos tudo é surreal. Boa Viagem !!!

7º Dia - 20/07 - Cheguei em Palmas. Depois de 22h de viagem. Foi massa, Vi ontem um por do sol roxo nos mares de morro do oeste maranhense que eu nem sabia que existia. Jonas e Marta no onibus, otimas historias para passar o tempo. Passamos por varios pantanos at;e entrar no Tocantins. Pior estrada que passei até agora são as do norte do Tocantins. De volta ao cerrado, vi um nascer do sol muito bonito. Lua sorridente, Tainá (venus) e o sol, tudo na mesma cena, no mesmo espaço de céu. Palmas e quente. Tem um lago gigantesco parece ser muito seco a ar. Vou conhecer a cidade hoje Termineir o Robson Crusoé, Viciei nesse tipo de leitura e comprei mais 2 livros. Vamos indo que amanha cedo tem Mateiros. Fui a praia de Arnos. Praia no Cerrado. Por do sol Laranja e Magico. Que venha o Jalapão.

8 Dia - 21/07 - Jalapão. Atravessei hoje 230km na parte norte dele. Nao tem nada. Incrivel como isso aqui ainda é preservado. Os grandes "Tepuis" ( as chapadas ou serras como o pessoal da regiao chama) contrastam com a vastidão do cerrado ainda preservado. O dia foi doido demais, peguei a van em Palmas as 8h com muita gente e coisa. Mas o mais incrivel e que depois de 2h de viagem, as 11 e poco paramos para almoçar em Novo Acordo, ultima cidade antes de entrar no jalapão, entrou mais gente, caixas, bagagens no micro onibus. Depois disso 230km de estrada de terra, balanço, poeria e MUITO calor. Foi divertida a viagem, conversei com varios jalapenses tanto de São Felix, quanto de Mateiros. Pessoas boas, brasileiros natos to interior desse país. Mateiros me lembra muito Milho Verde, so que tudo aqui é muito longe. Acampei numa casa destruida que tinha sobrado apenas um banheiro. Lugar ideial. A noite fez muito frio. tipo uns 13ºC. Lugar belo. Vou perambular por ai!!!

9º Dia - 22/07 - Dia extremamente cansativo. Acordei cedo, conheci o Domingos e Dona Nica. Resolvi ir para as dunas, mas o calor intenso eas distancias me derrubaram. Consegui carona até a entrada da trilha para as dunas, mas tive que esperar umas 3h para o sol baixar. As dunas são maravilhosas, mas nao rolou de acampar por lá. Voltei de carona deitado na caçamba duma camionete vendo o Céu Estreladasso do Jalapão. Dormi na Dona nica, extremamente exausto. Foi um dia bom, Belo por do SOL!!!

10º Dia - 23/07 - Mudança de planos. Desisti de andar pelo jalapao com o mochilao e tal. Aqui é tudo muito longe e meio que paguei pau de ficar sozinho num lugar onde a ajuda mais proxima fica a 6h de carro. Resolvi ficar acampado em Dona Nica e fui dar um rolé. Andei em busca de um rio, e fui por uma estrada até me perder de tudo e só muito depois de muito andar, avistei uma estrada que me parecia familiar. Era a mesma estrada de ontem que ia pras dunas. E voltando na direçao de mateiros la pelos meio dia já, encontrei um riachinho magico que po coincidencia era o lugar exato que eu procurava. Passei o dia todo lá. Voltando pra Mateiros passei num lugar um tanto quanto esquisito. Vinha andando por uma trilha longe da estrada quando comecei a passar por umas casas abandonadas, quando cheguei numa subida e que imaginava que do outro lado era ja a estrada, era umas 17h e faltava ainda 1 hora pro sol se por, mas ele ja estava bem baixo, foi quando passei sobre o morro e desci por outro lado. Quando comecei a descer vi a uns 100m uma casa a esquerda, um portao na minha frente e a direita tipo um curralzinho, com algumas vacas. Tudo normal até que tudo comecóu a ficar sinistro demais. Um cachorro começou a latir e eu fiquei com medo, peguei um pedaço de pau, gritei chamando o de casa, mas nao tinha ninguem. Nisso olhei para o alto e vi nas arvores e no ceu diversos urubus rodando e me olhando. Já nao bastasse isso, as vacas começarama mugir, provavelmente achando que eu ia dar o que comer a elas, pois pareciam que estavam a ali a dias, sem o que comer, estavam magras, secas, uma imagem que me deixou meio chocado assim, mas nada se compara a pior sensaçao que tive nos ultimos tempos quando ao passar pelo portao o cachorro ficou la deitado latindo, e senti um cheiro horroroso, de carniça e tal, quando vi uma galinha preta morta no meio do caminho. Morta pelo nao sei o que , parecia esta ali a dias tambem, e os urubus estavam só de olho nela. Passei rapido por esse lugar, parecia um filme, sei lá era muito bizarro tudo aquilo. Continuei descendo a trilha e cheguei numa vereda a uns 200m daquele lugar. Bem bonita, e com um olho dagua grande assim que cruzava a trilha. Tava com sede e tinha poca agua, era o momento exato de me reabastecer. Mas é ai que acontece aquelas coisas que vc nao sabe explicar, antes de beber a agua , resolvi tirar uma foto do lugar, era um lugar bonito e eu tinha acabado de passar por um lugar muito assustador e bizarro. Dei a volta no olho dagua e quando fui tirar a foto, senti um cheio muito ruim , muito ruim mesmo de carniça de muito tempo. Olhei para traz e tomei um susto, do meio do mato aparecia a cabeça e as patas de um cavalo morto, todo comido por urubus e vermes que ainda estavam sobre sua cabeça. Olhei aquela cena e dei graças aos céus por nao ter bebido daquela agua, que concerteza poderia estar contaminada. Depois disso sai correndo desse lugar, achei que era uma maldiçao aquilo ali ahahahaah fiquei neuradasso. E fiquei muito feliz quando reecontrei a estrada principal, que a pouco tempo eu me chingava por ter saido dela. Chegando em Mateiros como nao podia deixar de rolar, rolou aquele espetaculo diario do por do sol e dessa vez com uma lua crescente no primerio dia dela. Acho que poucas vezes tinha visto uma lua assim. surreal. Um sorriso maravilhoso. a noite uma gela com o Domingo e jantar na casa dele. Pexei frito ... VIVA DONA NICA !!! :)

11º Dia - 24/07 - Encontrei um oasis. Uma bela e aconchegante prainha no rio do sono. Foi um bom dia. Joguei bola de tarde e voltei a passar mal :(. A noite fui num movimento de mateiros , nos bares e na pequena boate. Chapei muito e quase arrumei confusao por mulher. to com saudade demais de BH. quase nao fiz nada, apenas passei o tempo na beira do rio... Cabeza de Vaca é o cara.

12º Dia - 25/07 - Meu dia começou com dor de cabeça e uma leve ressaca. Maldita kaiser. Casa de Dona Nica mito. So curtindo o balançar dos galhos nas arvores. Comi um churrasquim no almoço e a tarde fui no poçao. uma prainha muito doida, mas la comecou o tragico sabado. Comi muita castanha e meu figado e estomago ja estavam mal pela ressaca, e a castanha muito oleosa nao foi legal. Passei mal pra caramba. Vomitei tudo qe tinha a noite, até umas 23h quando ja nao tinha mais nada no estomago,. Fiquei muito mal como a tempos nao ficava. Mas dona nica me emprestou um colchao e cuidou bem demim. Ja to melhor...

13º Dia - 26/07 - Niver do meu irmao, to com saudades da minha familia. E to ainda baqueado do estomago. A tarde devo ir no fervedouro. Bleee nem fui no fervedouro. O carro do domingos deu pau mas de boa. Passei o dia melhorando de ontem, hoje foi meio desanimado , meio monotono, me deu vontade de ir embora. Amanha devo voltar a Palams. Se tudo continuar dano certo chegareli lá amanha. Pretendo conhecer mais a cidade e o sossego de Mateiros ta me deixando ansioso. Terminei hoje de ler o livro do Cabeza de Vaca. Surreal demais a hstoria do cara. Tentarei me inspirar nele. Sono, cansasso mental e fisico. E ainda falta toda a volta. tenho de me motivar, mas sozinho as vezes é dificil falta alguem um amigo pra isso. Mas até que me saio bem. ja anseio proximas viagens... Que venha o Brasil!!!

14º Dia - 27/07 - Eu até tentei mas o Jalapão nao deixou eu ir embora. Depois de quase 6h esperando alguma carona na estrada, as 15h desisti e fui pra prainha que tinha ido na sexta. Fenomenal, era o que faltava e minha auto-estima voltou a explodir. a noite tava cansado, mas fui com o domingos num rolé numa roça. Chegamos lá as 22h e nao era um lugar qualquer, depois de 30 km numa estrada boa, entramos em uma que mal passava o carro e depois de uns 15min nela chegamos. A Mata, ou Carrapato, uma comunidade quilombola no meio de uma mata fechadona muito doida. Bem escondido, perto da divisa com o piauí , o lugar era surreal.Nao tinha luz, e uns pampioes a querosene iluminavam o salao de dança onde rolava uma festa. Curti demais ir lá. A fogueira acesa na noite fria, o ceu estrelado, a lua começando a encher, os tiozinho dançando um forro engraçado, nao entendia nada que um tio falava comigo, mas conversei com ele umas meia hora. Pelo que entendi , eles sao feliz pra carai mesmo com a vida que levam. Senti uma coisa estranha lá, eu era o unico branco na festa. Mesmo o pessoal de mateiros, sao meio morenos, queimados de sol. Eu barbudo e branco me sentia muito diferente de todos aqueles. Porque logico eu era diferente, vinha de uma metropole, e os cara la viviam no seculo 19. Doido demais o lugar, sei lá curti demais minha ida aquele vilarejo quilombola e conhecer o pessoal da regiao. Dum lugar que vc nem imagina que exista. Dormi umas 1h no carro, e acordei as 3h da manha chegando na casa do Domingos. AS 5h tinha de ta de pé, pra minha jornada de volta.

15º Dia - 28/07 - Mais dificil que chegar no Jalapão , é sai dele. Depois de uma longa jornada, estou em Palmas. O dia hoje foi cansativo, 3h em uma camionente quicando, saiomos 6h da manha e quase congelei com o frio que fez de manha. Maior frio dos ultimos tempos. Passeo dia em POnte Alta, atoa , pois nao teve jeito de ir direto pra Palmas. Tive que depois de esperar umas 7horas , pegar um onibus que me levou para Porto Nacional. Entre Ponte Altas e Porto Nacional, passei por uma serra muito doida, muito bonita e alta. Saudade das serras de minas. Por do sol hoje foi usrreal dos mais belos do cerrado. Um laranja amarelado com fundo azul que foi ficando roxo e depois preto. Vi isso de dentro do onibus que me levava de porto nacional para Palmas. Surreal. Terminei de ler o livro do Pigaffeta que tinha começado ontem. Mas fiquei mais de 10horas atoa, esperando carona se somados os 2 dias. Volta ao mundo de fernao de magalhaes eh doido demais , DEMAIS!!!.. Bem to ansioso pra voltar, mas eh so um dia que falta. Yellow Day !!!

16º Dia - 29/07 - Nada mais que a patronagem. Fui pro aeroporto, e fiquei la tomando chopp até a hora de embarcar. Entrei no avião e ao decolar, sabia que faltava pouco...muito pouco para chegar. Agradeço por essa viagem ter dado tudo certo, e que continue assim. !!! Viva Viva a Geografia a Minha VIDA!!!

Um comentário:

Cris Madeira disse...

Lendo tdo isso, me imaginei um pouquinho lá. Vi as cenas, as possiveis sensações...
Imaginei...
sensações e emoções altamente misturadas, confusas, no fim boas...

Sempre vale a pena!
Que venha mesmo, então, o imenso Brasil!