quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Viajar é uma viagem...

Viajar. Como é bom. Sim... Todo mundo gosta de viajar. Todo ano as pessoas trabalham muito, passam maus bocados para ganharem um troco a mais, para nas férias irem viajar, irem a praia, a serra, ao campo, a casa dos parentes no interior, ou até mesmo conhecerem a cidade grande. Viajar é bom, é um vicio que tenho atualmente, e so consigo pensar nisso. Em viajar. Nada é melhor pra mim que uma janela de onibus. A melhor tv de todas!!! Olhar durante horas pela janela de um onibus é algo que me alegra muito. Uma terapia. Sozinho nessa ultima viagem, percebi o tanto que tenho uma capacidade de interpretaçao do espaço. Já tinha reparado isso outras vezes, mas dessa vez, foi muito surreal. Diferente da imensa maioria das pessoas que estao viajando, eu nao estava ali no meio do sertão do piauí apenas de passagem. Estava ali para ver, ouvir, sentir, cheirar, e saborear o lugar. Não me contentava em apenas olhar ao longe, e esperar o onibus chegar logo. Não, eu queria que demorasse, queria ver a paisagem mudar, as cidades passarem, a estrada ir até o infinito, sempre é claro já sonhando com a chegada. Desembarcar em um outro lugar. Como será esse lugar? É uma duvida gostosa de se ter. Sei que to achando engraçado o pessoal falando que eu fui doido de viajar sozinho, e tal. Mas durante a viagem eu nem percebi isso, pra mim era normal ta ali sozinho, conhecendo pessoas e lugares novos a todo instante. E todas as pessoas que eu conheci, elogiaram a minha coragem. "Coragem"? Coragem, é acordar 5h da manha, tomar um café da noite anterior, sair de casa no frio da madrugada, ir para o ponto de onibus, entrar em um coletivo completamente lotado,ficar em pé durante 1h até chegar no trabalho, onde vai receber um misero salario. Isso sim é coragem. O que eu fiz é facil, todo mundo consegue, nao doi , nao machuca, nao tira pedaço. Só se tem o oposto disso, só se tem alegria, felicidade, amizade. Amizades que você vai fazendo e nem percebe, mas para aquelas pessoas, você foi um cara corajoso, interessante, diferente. Diferente porque eu sai da rotina. Sai do cotidiano, e fui buscar no misterio do desconhecido, o combustivel da minha vida. Combustivel esse que me move agora para onde eu quero ir, pois indo ao encontro de novos lugares, sempre estarei me reabastecendo.

Estou pensando muito nisso agora, em viajar muito, conhecer muitas coisas, e como disse antes, sendo um Geografo , minha visão de tudo é muito diferente. As pessoas que fazem mochilão, ou entao os hippies atuais, que viajam muito mais que eu viajarei um dia, conhecem muito mais lugares e pessoas que eu. Mas percebi que não quero isso. As pessoas perguntavam sempre, se eu era hippie e tal, e eu sempre respondia que não. Não era hippie, minha vida não é apenas viajar, vender pulserinha, e viver na loucura de nao ter um lugar fixo. Eu sou o oposto disso. Simplesmente porque o melhor de viajar, é ter um lugar fixo para a volta, pois ele é que te conforta de tudo. Por isso digo que nao sou corajoso, so fiz o que gosto e nao tive medo. Pois a coragem so surge no medo. Gosto de viajar e de poder voltar para casa, e assim como disse o Amyr Klink, o homem precisa sair de casa, sentir o frio, para da valor ao calor, e o calor para da valor ao frio. Dormi mal um dia, para da valor a sua cama sempre, e é assim que venho vivido, e dessa forma, dando total valor as coisas simples do cotidiano, venho sendo cada vez mais feliz em minha empreitada por esse planeta. Conhecerei muitos lugares? Não sei. É o que quero, mas nao tenho pressa, e atualmente nem sinto mais inveja das pessoas que viajam por ai , pelo mundo inteiro. Simplesmente depois dessa viagem que fiz, essa inveja ( gostosa até de sentir) que tinha sumiu. Sumiu porque sei que essas pessoas estao apenas 'turistando' por ai, conhecendo muitos lugares, muitas pessoas, gastando muito dinheiro e na maioria das vezes, só isso. Descobri o valor da AMIZADE nessas viagens, e sei que mais importante que qualquer dinheiro, qualquer hotel, qualquer onibus, é a amizade da carona, do quarto e do rango. É poder sentir-se bem em ser recebido por alguem tão diferente, que eu jamais poderia imaginar conhecer, e saber que ali naquele lugar, eu estou em casa.

Sem mais babosagens, quero viajar logo...ahahaaha...como é bom...


Viva, viva a Geografia!!!

Nenhum comentário: