quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Só, e somente só...Jamais

Revi hoje o filme In to the Wild, ( Na natureza selvagem) e que tava afinzao de reve-lo desde que voltei da minha viagem de volta pra casa. No filme o maluco fica sozinho varios anos, andando por ai e tal, meio radical até. Mas o que foi interessante, foi que o cara ao longo do caminho encontra diversas pessoas, aos quais cria uma amizade rapida, porem que fica marcado pra sempre na vida de todos. Isso aconteceu comigo nessa minha viagem. Conheci pessoas boas, pessoas magicas, pessoas que me ensinaram muitas coisas, mesmo que mal tenham dito nada comigo. Dona Nica de Mateiros no Jalapão que me abrigou em sua humilde residencia, terá meu eterno respeito e gratidão. Pessoa boa que me ensinou coisas sobre a simplicidade da vida, e de como ver as coisas. Com poucas palavras, me encorajou a muitas coisas, e cuidou de mim quando estive passando muito mal. Essas coisas de interior faz uma falta danada as vezes na minha vida. Sinto que a fria sociedade dos uniformes, nos deixa muitas vezes acostumados com a falta de carinho, de honestidade, de amizade entre as pessoas. Todos desconfiados, se entre olham, mas nao dizem nada. Mas lá no meio do Jalapão, no meio do nada, uma senhora que nunca imaginou me ver, me encontrar, nem imaginava quem poderia ser aquele sujeito cabeludo, cheio de sonhos e coragem, e que do nada, me aceitou como um familiar, permitindo praticamente morar junto dela. A geladeira, o fogao, o banheiro, o sofá, e até a TV eram livres para eu usar a hora que bem entende-se. Só na hora da novela que não , mas ai eu nao fazia questao ahahah... Lembrei de outras pessoas, do Jonas que encontrei no onibus de São Luís a Palmas, que me contou tanta historia maluca sobre aquela região tão desconhecida pra mim, e da Marta que ficava na mesma onda, contando coisas e causos, e me chamando de anjinho durante as 22h de viagem que fiz, ao lado dela. Assim tb como do Tibau, lá de Zumbi no rio grande, que me proporcionou momentos de total alegria, saciou minha fome, arrumou um leito para me aconhegar, e quando tudo parecia que não iria mais ve-lo, o encontro mais uma vez, só pra dizer até logo. Muitas e muitas pessoas conheci pelo caminho, muitas amizades fiz. Amizades que nunca faria na capital, nunca faria aqui, pois aqui na metropole, essas pessoas passariam imperceptiveis para mim, seriam só mais uma na multidão.

Saudade dessas viagens, dessas pessoas. Quero reecontra-las, e ao mesmo tempo encontrar muitas outras pessoas...

Um comentário:

Ana disse...

que gracinha...
se eu pudesse definir rapidinho o que é um amigo, diria que é aquele que muda sua vida, pelo menos um pouquinho :)
bjús