domingo, 2 de maio de 2010

Sentimentos e vivencia

É engraçado algumas coisas que vem do ser humano. Trombei esses dias uma conhecida minha da época do cursinho, e conversando um pouco percebi o quanto a vida dela nao mudou desde que ela entrou na ufmg. Em contra partida com a minha revolução, a vida dela parecia a mesma. Sem vontade alguma de mudar o corriqueiro cotidiano, ela leva uma vida feliz para seu padrão de felicidade. Quando perguntei a ela, e ai como tao as coisas o que tem feito, sua resposta no meu ver foi brochante, ela disse, ah to na mesma neh, estudando, trabalhando, levando a vida neh. Quando ela perguntou e você, eu até fiquei sem graça. Disse, ah to levando a vida tambem. Levando ela aonde eu quero que ela vá. Saindo da rotina do cotidiano, e fazendo meu cotidiano ser o melhor possivel. Brinquei com ela dizendo que tava indo para um lugar mal assombrado, pra ver se dava onda. Ela riu e disse, ha boa sorte voce eh corajoso. E ai eu truquei ela dizendo algo que ja postei aqui. Corajoso? Eu? Eu sou medroso, eu nao tenho coragem de viver como voce, de ficar numa rotina que mais cedo ou mais tarde vai reduzir minhas vontades, meus interesses, meu animo. Ficar na mesma rotina a 5 anos parece incocebivel pra mim, porque essa rotina me mataria. E eu nao quero morrer ainda. Falei com ela sobre como eh engraçado o fato dela nunca ter se "arriscado" em nada diferente. Ela disse que nao tinha tempo pra isso. Tempo? como assim? Despedi dela, e disse, ei vamo encontrar depois, trocar mais ideia, as vezes eu aprendo muito com vc.. Ela riu e saiu fora dizendo, ah mas eu nao sei nada nao, fico so na mesma...

Eh engraçado essas diferenças de comportamento. Eu olho, vejo, e entendo mas nao concordo. Acho que as pessoas deviam se aventurar mais no seu cotidiano, elas tem medo de ir numa cachoeira, subir uma serra, mas nao tem medo de sair da cama quente pela manha para ir trabalhar. Elas ja levam isso desde que nasceram, nem sabem como nao eh fazer isso. Sair dessa rotina imposta é muito dificil, mas é possivel. É possivel porque a rotina é você quem faz e se condiciona. Ja falei de rotina e rotina eh um saco. Mesmo a melhor de todas vai te fritar, porque eh uma repetiçao de fatos. Quando viajamos, gostamos muito, mesmo aqueles mais ranzinzas, porque saimos de uma rotina. Mas se sua rotina for viajar, vc vai gostar quando passar um mes em casa. Eu estive no Cemitério do Peixe, o lugar mais interessante que ja fui, onde a paz pode ser sentida em sua maior expressão.

O que é PAZ? Paz é quando seus medos estão longe, protegidos por algo que você acredita que lhe defende. É quando o som lhe acalma, quando você nem sente a temperatura ambiente, quando seus pensamentos estão livres e vagos, e seu corpo está ali parado sentindo tudo a sua volta, como se fosse a barriga da sua mãe, o lugar mais protegido que você ja sentiu. Eu curtir sentir a paz que senti lá, porque como disse no outro texto, é uma conjuçao de fatores que tornam possivel isso. Na topofilia, da pra entender muito bem o que me fez sentir aquela paz. A construçao humana que protege do mundo lá fora + o mundo lá fora sem a presença humana = Cemitério do Peixe onde a Paz absoluta é possivel de se sentir. A calmaria resumi tudo, e um sentimento de tranquilidade apossa de seu coração.

Quando eu sai de casa sozinho, para passar a noite numa vila cemitério, onde só as almas habitam o lugar, eu nao fui corajoso, eu fui um covarde, que nao aguenta o mundo aqui e precisa fugir para esses lugares. E como é bom fugir daqui...

Um comentário:

Cris Madeira disse...

È isso!!!
O comentario parece tão bobinho...mas é que pra mim vc disse tudo...Ficaria ainda mais feliz de ver mais e mais pessoas se contamidando por esse medo.... medo do igual, da estagnação, da aceitação de tudo...