domingo, 17 de outubro de 2010

A moda é essa

Estive na serra no feriado, e num lugar tão longe do mundo aqui embaixo de caos, miséria e desigualdade, fico me sentindo de verdade no paraíso. Simples assim, ficar na natureza é como fugir para uma outra realidade, a realidade da biosfera. Conversando com meus amigos que só vivem a tecnosfera, percebo o quanto mais é dificil acreditar em mudanças e em tempos melhores. É triste ver a campanha dos candidatos a presidencia, onde o pogresso é a unica coisa que nos guia dia a dia a auto-destruição. 

Não é questão de preservar o meio ambiente, usando energias limpas. A questão é que o consumo desenfreado e irracional, nos levará a morte lenta e gradual, através do caos que iremos imergir daqui a alguns anos. Antigamente, 20 anos atrás, iamos a feira com nossas sacolas grandes, compravamos refrigerantes grandes e pesados engarrafados em vidro, e depois incoscientemente, reciclavamos sem precisar de nenhuma campanha de tv, porque a embalagem era retornavel. Mas ai veio a era da PET e das sacolas dos supermercados, e a poluição atingiu niveis inacreditaveis. Ai a solução. Voltar 20 anos no passado e ao inves de recuperarmos o habito de levarmos nossa sacola, e retornar as embalagens, simplesmente pagamos caro pela moda ambiental. Hoje em dia uma sacola dita ecologica, não sai por menos de 20 reais. Mas perai, todo mundo tinha uma sacola dessa, e a usava sem ta nem ai para o meio ambiente. Porque agora temos de pagar caro por algo que era comum nas nossas vidas a poucos anos atrás?

É muito engraçado perceber como o capitalismo no seu desespero para superar sua eterna crise, cria meios de expandir e dominar a mente das pessoas com coisas que elas sempre fizeram, mas que agora que virou moda, pagam caro.

A 10 anos atrás, quem usasse uma sacola grande para fazer compras, era um antiquado, uma doninha, um zé ruela que tava pagando de vacilão fora da moda. Hoje quem faz isso, é ambientalmente correto e chique.

ASUEHAUEHAUEHAEU 


racho de rir com tais coisas... é triste o fim que se aproxima. Sugiro que pegue todas as suas garrafas pets, e construa uma casa flutuante, pois quando o nivel dos mares subir, vc vai tá na moda.


Nenhum comentário: